20 fevereiro 2012

MAIZENA DE PERDIÇÃO!!

ARTIGOS RELACIONADOS:
Rice Porridge - Papinha de arroz reciclado
Buckwheat Porridge - Papinha de trigo sarraceno
Papa doce de farinha milho com fruta

É amor à primeira vista, não é? Só de olhar a foto, apetece logo ir para a cozinha confeccionar algo parecido. Isto para quem gosta de papinhas. Eu e a filhota somos apaixonadas por maizena. Então agora com topping de coulis... viramos um prato destes em 3 tempos.
INGREDIENTES do Coulis:

  • 500 gr de framboesas congeladas;
  • 500 gr de mix frutas vermelhas congeladas (amora, mirtilho, cereja e groselha);
  • 1 xicara de açúcar mascavado claro.

INGREDIENTES da Maizena vegetariana (p/2 pessoas):

  • 3 xicaras de leite de soja;
  • 3 colheres (sopa) de Maizena (fécula de milho);
  • 3 colheres (sopa) de Açúcar mascavado claro;
  • Casca de 1 limão biológico;
  • Canela em pó.
CONFECÇÃO do Coulis:

O Coulis (molho doce) fiz na liquificadora bimby que dá para cozinhar além de triturar.
Liquidificar toda a fruta congelada junto com o açúcar.
Se tiver bimby, programar 30 minutos, vel.4, temp.100º.
Se não tiver, depois de triturar leve ao bico do fogão e deixe ferver até engrossar um pouco.
Nunca vai ficar com textura de compota pois estamos a usar pouco açúcar.
PREPARO da Mazeina vegetariana:

Leve um púcaro ao lume, com todos os ingredientes (excepto a canela).
Desfaça bem a maizena no leite. Mexa sempre até começar a prender.
Assim que engrossar, retire do lume e deite num prato fundo.
Povilhe de canela. Espere arrefecer um pouco. Coloque o topping de coulis e delicie-se!!

20 comentários:

  1. Que delícia e já imagino bem geladinho! ótimo!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, Rute!Adoro papinha de maizena, mas nunca me deu para experimentar com coulis de fruta! O meu marido é craque a fazer essas papinhas, em três tempos faz uma travessa, às vezes estou no computador e sinto o aroma do limão e quando chego à cozinha...surpresa! É um lanche ou sobremesa tão bom frio como quente, fizeste muito bem em nos dar a receita, vou espreitar as outras receitas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delicia Rutinha, gosto de papinhas de maizena também, tantos frias como quentes, e com o calor que anda por cá, essa receita vem bem a calhar. Ficou linda e gostei das combinações de frutas. Ficou de um excelente aspecto. Não conheço açúcar mascavado branco, deve ser bom hein? Só conheço o escuro. Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Tb gosto bastante de maizena, e outras papas ( ai a cerelac bem grossa e com grumos hummmm), com essa cobertura deve de ser ainda mais deliciosa.

    ResponderEliminar
  5. Que coisa mais apetitosa !!! Acho que eu ia querer bem geladinho...

    Agora, adorei os termos púcaro e lume ! Gosto muito dessa forma diferente de usar nossa língua portuguêsa, que é tão rica !

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma sobremesa light, que deve ser deliciosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ui!!!! Eu quando era pequena não gostava nada de papas, a minha avó fazia umas de aspeto delicioso e eu nada!!! Hoje gosto (de algumas)!!! Para mais estas que lembram o leite-creme! Vou já experimentar, fiquei com água na boca!!!
    Grata por partilhares estas coisas deliciosas!
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida amiga
    Essas pedições com maisena são uma tentação para mim!!!
    Bjm de paz e harmonia

    ResponderEliminar
  9. Bem, eu não sou lá muito amiga de papas, mas gosto de Maizena. Também como cerelac ou nestum, mas só umas colherinhas e pronto... pratadas inteiras não é costume. :)
    Mas essa realmente está com um aspecto mesmo assim de uma sobremesa daquelas irresistíveis. :) O tal coulis deve fazer toda a diferença!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Pois é meus amigos,
    simples delicias...
    grandes tentações :)

    Já fiz outro coulis diferente!
    Mais invenções se seguirão.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Tenho sempre amido de milho em casa, gosto muito de leite creme e como não posso beber leite, o leite de soja é uma boa opção, embora tenha ficado desiludida por ele ter açúcar. Achei que era mesmo só soja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura no mercado pois há leite de soja sem açúcar e sem baunilha. É o chamado leite natural que se usa para pratos salgados, como puré de batata por exemplo. Experimenta o ALPRO natural (sem açúcar).

      Eliminar
  12. Oi Rute...isso é judiação...acabi de acordar, nem café da manhã ainda tomei...rs...
    Obrigado pela presença lá no Verseiro, lá eu falo da vida mortal...rs...essa que nos faz sofrer, sentir dor, a outra ainda é mistério e talvez nessa vejamos esses acontecimentos com outros olhos...ou não...acredito que deva ser assim...
    Uma ótima sexta pra você, bom fim de semana junto aos seus...
    Um abraço na alma
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Voltei para um convite especial.
    Dê um Passadinha lá no meu espaço e confira.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Rute este mingau parece-me delicioso.
    Quanto ao convite para a blogagem coletiva, eu não me importo muito com formalidades. Se a blogosfera foi convidada eu também fui, pois, faço parte dessa rede maravilhosa. Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Olá Rute pois eu sou daquelas que detesto papinhas e afins, nunca gostei de nestum, nem das primas, sou mais pão com chouriço hehe, mas já tenho ouvido falar muito bem desta papinha de maizena e assim com os frutos vermelhos até me agrada, era capaz de provar :-))

    ResponderEliminar
  16. Que delícia! Me lembro da infância que comi manjares de maizena, de farinha de milho, aveia... com frutas ainda não provei e deve ser muito bom!!
    Passando para lhe desejar um excelente fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  17. Oi querida
    Também adoro papinha com maizena, minha mãe fazia muito na nossa infância!
    Gostei muito da tua receita com esse delicioso coulis.
    Te desejo uma linda semana.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar