03 fevereiro 2012

MANTEIGA DE AMENDOIM, ANIS, MEL E LIMÃO

ARTIGOS RELACIONADOS:
Manteiga de Macadâmias e Manjericão
Manteiga de Azeite
Manteiga de Gergelim com Mel
Manteiga de Amendoim Tradicional

Adoro manteigas de frutos secos! E desde que arranjei uma maneira, bem prática, de preparo, tenho dado largas à imaginação. A melhor parte de tudo isto, é que a filhota também está fã das pastas de barrar e assim todos os dias leva para a escola, pão recheado de óleos essênciais ômega 3 e 6, de minerais, cálcio, magnésio, selênio, ferro, e de vitaminas E e do complexo B. E o mais importante é não conter colesterol ruim, uma vez que são de origem vegetal.

Nesta vaga de frio que se faz sentir em Portugal, também é de extrema importância consumir mel, limão e canela, para evitar as gripes. Cá em casa ainda ninguém adoeceu.

INGREDIENTES:
  • Amendoim torrado orgânico;
  • Óleo de linho orgânico e prensado a frio;
  • Mel orgânico;
  • 1 Limão orgânico inteiro;
  • Sementes orgânicas de anis verde;
  • Canela em pó.
CONFECÇÃO:
As quantidades não interessam muito porque a confecção é mais ou menos a olho. Não se assustem, é fácil ter sensibilidade para a textura final.

Triturar o amendoim torrado num liquidificador potente. Reservar num refratário.
Digamos que são 300 grs de amendoim sem casca mas ainda com pele interior.

No refratário, arranjar espaço na farinha de amendoim para deitar os restantes ingredientes.
Digamos que coloca 1 cháv. (café) de óleo, 3 colheres (sopa) mel, raspa do limão higienizado, suco de 1/2 limão, e 1 colher (café) de sementes de anis.
Mexer tudo com uma colher de sopa ou de pau.

Se verificar que está muito consistente, aumente o óleo e o mel.
Se notar que sabe pouco a limão, aumente o suco e o mel.
Se notar que está pouco doce, aumente apenas o mel.
O objectivo é obter uma consistência óptima para barrar no pão.

A canela em pó, pode juntar no processo inicial, porém eu optei por povilhar de canela em cada utilização. Assim que barra no pão, povilha e come. Hummmm, delicia super saudável.

17 comentários:

  1. Rutinha....vc sempre inovando.
    Também sou muito fã das pastas e adorei a sua receita da pasta de amendoim com o oque do aniz, da canela e do mel.
    Muito especial.
    Beijokas saudades paz e luz pra ti.

    ResponderEliminar
  2. Estou a fazer uma pausa no trabalho e vim aqui espreitar e dou de caras com esta delícia...Acho que tenho os ingredientes todos para fazer, só tenho uma dúvida, sementes de anis e erva-doce é a mesma coisa?
    Vou fazer, para substituir a compota do pequeno-almoço, pois é muito mais saudável...Quanto às gripes, cá em casa sou a única resistente, deve ser a recompensa por eu não comer mais os bichins, não achas? Estou a sentir-me muito bem com a dieta vegetariana!
    E por falar nisso, estou cheia de fome!
    Depois conto o resultado da minha experiência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. QUE O SEU FINAL DE SEMANA SEJA TÃO DELICIOSO COMO O SEU POST DE HOJE.
    FICA COM DEUS.
    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  4. Sua culinária é bem exótica e tudo indica deliciosa.
    Bom final de semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ando tentada a experimentar fazer manteiga de amendoim, gosto muito :)

    ResponderEliminar
  6. OLÁ, QUERIDA AMIGA RUTE
    GOSTO DESSAS "PASTINHAS" RICAS QUE VC NOS ENSINA SEMPRE... HUM!!!
    BOM FIM DE SEMANA
    BJM DE PAZ E ESPERANÇA

    ResponderEliminar
  7. Deliciosas essas manteigas né Rute? Com aniz deve ficar uma delicia, fora o aroma que fica, vc sempre com boas e deliciosas novidades minha amiga, seu blog deveria mudar de nome Criar para partilhar hehe. Bjos querida ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  8. Comia muita manteiga de amendoim quando era criança, mas era industrializada. O médico proibiu porque disse que tinha muito açúcar em pó, desses fininhos que usam na confecção de bolos - um perigo para a saúde. Na época, desenvolvi um "enjoo matinal" e minha mãe teve que me levar em um gastro. Sua receita não vai açúcar e isso é muito bom!!
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  9. Rute, diz-me uma coisa: o óleo de linho poderá ser substituído por outo, digamos, mais fácil de encontrar? :)) Ou não é a mesma coisa? Esta "manteiga" seduziu-me, adoro amendoins e tb todos os outros ingredientes, limão, mel, anis, são tudo coisas de que eu gosto. O óleo de linho é que não conheço. :/ Mas está na hora de reproduzir uma receita tua, não? Isto não é só vir aqui e ficar de olhos esbugalhados com as inovações. :) Hoje vou fazer uma receitinha da Welze, para a homenagem.

    Agora, quanto à Turquia. Primeiro, a tal "raiva" não é bem raiva, não te preocupes :) é maneira de dizer. Há coisas que me enervam muuuiiito, e esta foi só uma delas. Vou ver o teu link, sentimentos positivos nunca são demais. E se me puder enervar menos...

    Não concordo contigo qdo dizes que "os turcos não estão minimamente preocupados...". Os políticos turcos, os agentes económicos, os "donos" da Turquia, os tais que querem a liberalização do mercado, esses acredito que não. Agora a população em geral... no tal programa pude ver que todas as pessoas entrevistadas estavam revoltadas com aquela imposição (e é só um exemplo, as imposições são tantas e às vezes tão absurdas...), diziam mesmo que iam continuar a usar os fornos, mesmo que isso fosse ilegal. E acho que fazem muito bem. Eu não referi outro aspecto, mas muitos dos padeiros usam fermento artesanal, mostraram um feito a partir de grão-de-bico. Segundo eles, aquela levedura é que dá o sabor característico aos pães, preferem-no ao fermento comercial. Mas isto é o povo, agora os "grandes da nação" querem lá saber disso. Querem é um mercado alargado para poderem expandir as suas negociatas.
    E pronto, era só isto. :) Agora estou assim: ou se comenta a sério ou não se comenta. Ainda ontem comentava isso com a Ameixa, se continuo assim não tarda nada estão a implorar-me para não aparecer nos blogs. :)) Mas para mim só assim faz sentido. Deve-se comentar quando se tem alguma coisa para dizer a respeito dos assuntos, não achas? Eu sei que sim, por isso gosto tanto dos teus comentários, têm sempre muita polpa! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Rutinha minha flor querida,

    Sua receita me fez recordar da minha infância, quando eu comia muita manteiga de amendoim nos lanches da tarde....mas infelizmente eram daquelas industrializadas.
    E é muito fácil de fazer, olha que eu vou até me arriscar....rsrsrsss.

    Beijos em seu Lindo coração, e tenhas um final de semana muito abençoado com sua família!!!

    ResponderEliminar
  11. Ui!!! Parece forte! E boa! :) Beijinhos mil
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Rute, está magnífica.Tenho de me aventurar nessas manteigas tão mais saudáveis.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá minha gente querida,
    estou com tanto frio que até me custa teclar, brrrrrrrrrrr.

    Graças à Lina, descobri que sementes de aniz e sementes de erva-doce é a mesma coisa.
    Desconhecia completamente, mas entretanto ao pesquisar e já depois de comunicar com ela por mail, concluimos que ela tinha razão desde o inicio :)

    Estamos sempre a aprender!

    Entretanto, todas as meninas que colocaram perguntas receberão resposta no vosso próprio blog, ok. Obrigada por deixarem um carinho em formato de comentário.
    Espero que as reproduções sejam bastantes.
    A Lina já me confirmou que brevemente postará a sua manteiga de amendoim aromatizada.
    Beijinhos a todas.
    Amanhã temos TEIA AMBIENTAL, não esqueçam.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Olá, Bom dia

    Passei para comunicar que estou participando hoje com post da blogagem Teia

    ResponderEliminar
  15. Hummmmm, que delícia!
    Mesmo engordando dá pra provar um pouquinho. he he he
    Xeros

    ResponderEliminar
  16. Rute, a sua criatividade sempre me surpreende! Suas receitas são extremamente originais e curiosas! Adorei essa e já está anotada! Beijos!

    ResponderEliminar
  17. A blogagem telepática do amendoim deu super certo! Melhor só mesmo esta manteiga! Os biscoitinhos são mesmo viciantes, já foram quase todos...Que bom que gostaste da nossa mini coletiva, já estou a ficar viciada e já estou a pensar noutra, vou chatear a Isabel Matos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar