23 março 2012

QUICHE ILUSÃO DE ÓTICA (Chinesa)

Nem tudo o que parece é. Somos constantemente enganados pelos 5 sentidos. No final, ou a ilusão se transforma em realidade, ou em desilusão. Tudo depende dos gostos pessoais, da maneira como olhamos a vida, das expectativas que criamos...

Os mais desconfiados vão "apalpando" terreno, cautelosos, antes de desencantarem daquele cheirinho, aspecto, textura. Os m
ais afoitos mergulham na audácia de se encantarem, sem temerem possiveis desilusões.

Os cautelosos geralmente gostam de sabores tradicionais. Os
audaciosos imploram por viagens exploratórias :)

Quiche? Quiche é um clássico da culinária francesa! On
de já se viu ter recheio de comida chinesa!? Continuo afirmando que a separatividade é ilusória. Aqui na cozinha PPP as fronteiras misturam-se, a dualidade esbate-se, a unificação acontece. Seja mais audacioso na vida, descubra que ilusões se transformam em realidade, e que outras, se transformam em desilusão. O porquê de tudo isto acontecer com você? Se quer saber, vá mais longe, mais fundo. Não se fique por uma dentada, nem por uma fatia. Arrisque!

INGREDIENTES:
  • 1 Base de massa quebrada (usei de compra);
  • Azeite para o refogado;
  • 1 Alho-porro (parte branca);
  • 1 Pimento verde às tirinhas;
  • 1 Pimento vermelho às tirinhas;
  • 1 lata de Bambu aos palitos;
  • 1 Cenoura ralada grosso;
  • Couve Chinesa (pode substituir por repolho branco);
  • Molho de soja;
  • 6 ovos;
  • 1 pacote natas soja (br:creme de soja);
  • 2 colheres (sopa) mostarda (usei caseira);
  • Pitada de sal;
  • 2 colheres (sopa) de pimentas rosa inteiras;
  • Queijo de tremoço ralado para gratinar.
CONFECÇÃO:
Não se assustem com a extensa lista de ingredientes. A quiche é de fácil preparo.Basta refogar os vegetais laminados em uma frigideira anti-aderente.
Enquanto refoga, temperar de molho de soja (substitui o sal).
Abrir a massa quebrada sobre a tarteira e aquecer o forno a 180º (grill off).Bater os ovos com o creme de soja, a mostarda e a pitada de sal.Derramar os vegetais na massa quebrada. Povilhar com os grãos inteiros de pimenta rosa. Cobrir com o preparado de ovos. Distribuir queijo de tremoço por cima e levar ao forno.A meio da cozedura baixar o forno para 150º. Quase no fim, ligar o grill para gratinar o queijo derretido.

Por falar em ilusão, desilusão, encanto e desencanto: Venha derreter-se connosco dia 15 Abril na BC mais emocionante do momento:


24 comentários:

  1. Rute, mais uma das tuas maravilhosas sugestoes... menina... logo vou fazer queijinhos... os outros ja eram... mas vou inovar a coisa... ehehehe vou adicionar ervas aromaticas frescas... aiiii nem quero imaginar a delicia!!!!! Sabes ainda nao consegui fazer as carnes nao encontro cajus que nao sejam salgados :( que treta!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      hummm queijinhos de tremoço com ervas frescas... vamos ver no qui dá! Fico expectante.
      Quanto à mortandela vegetariana, tenta com amêndoas ao natural, sem sal e sem serem torradas.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Rute, essa ilusão do quiche não me causaria desilusão jamais, pelo contrário, a surpresa só me causaria encantamento por ver que as coisas nem sempre são o que parecem, pode ser melhores! Olha a BCAP tomando conta de mim! Rs. Com certeza vou acompanhando seus posts para me inspirar, isso aqui é fonte de criatividade não só para a blogagem, mas para a vida. Obrigada pelo recado carinhoso no Dolceteria :-))) Beijinhos doces!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Adri, mas você é audaciosa. É só passearmo-nos pelo seu blog e percebemos que gosta de sabores inusitados. Eu também sou assim. Gosto de surpreender com a novidade. Mas será com toda a novidade? Dia 15 saberemos, mais de você e de mim. Deixa que a BCAP tome conta de você ;) Estará em boas mãos.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Rute, vc é muito criativa. É legal quando vc junta sabor e aparência e essa "flor" ficou de mais. Provar sabores diferentes é muito bom. Muita paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise. Que saudade. Andei tão envolvida na BC que não deu tempo de visitar os blogs que ficaram de fora. Não leve a mal.
      Pois é, quanto ao post da flor de quiche, sempre dou um jeito de ligar tudo com tudo. Assim expando minhas sinapses cerebrais.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Viva a multiculinaridade!!Afinal, grandes combinações já deram ótimos resultados.Então, vamos ousar!!E esta flor "tortada" faz uma moldura perfeita à tua criação.
    Bjinhos, Rute.
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva mesmo! E a junção dos nossos blogs na coletiva é mais um hino à multiculturalidade que me instiga à multiculinaridade. Sem duivida que tenho aprendido muito com os blogs brasileiros.
      Beijinhos querida.

      Eliminar
  5. A foto está linda e surpreendente. Quem a montou é ousado(a) e de criatividade à flor da pele. Se foi você, parabéns! Bem, se a foto é linda o que você escreveu é também: " Tudo depende dos gostos pessoais, da maneira como olhamos a vida, das expectativas que criamos..." Realmente, Rute a frase extrapola as expectativas da ilusão do bem viver, de encarar a vida de um jeito novo e diferente! Beijos, lindo final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui eu, Maria Luzia. Fui eu que criei tudo, a montagem do cenário, a foto e a receita. Cada vez que estou imersa nas blogagens coletivas, minha criatividade potencializa. Grata por parabenizar e se encantar com meus artigos. Sou muito afortunada de receber carinho todos os dias. Obrigada amiga. Beijinhos.

      Eliminar
  6. Adoro ler seus textos Rutinha, em especial essa sua frase: No final, ou a ilusão se transforma em realidade, ou em desilusão. Tudo depende dos gostos pessoais, da maneira como olhamos a vida, das expectativas que criamos...linda essa frase, e acho que nunca sabemos como as pessoas irão reagir. Ilusão ou desilusão é sempre uma tentativa, uma experiência que pode dar certo ou não. E quanto aprendemos! Cada dia é um dia que sempre nos dá uma dimensão do que poderá acontecer. E mesmo assim sempre teremos surpresas.Adorei sua quiche ilusão de ótica, criação que só poderia vir de vc, uma pessoa muito criativa minha amiga. Parabéns. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Josy, anseio sempre por sua visita. Você traz nas palavras energia boa e maternal. Seus comentários me sabem a beijo de mãe, aconchego e proteção. É bom perceber que têm apreço por meus escritos. É para vocês que escrevo. Obrigada. Beijinhos.

      Eliminar
  7. Rute e suas receitas excêntricas...
    Imagine se eu encontro aqui massa quebrada, lata de bambu aos palitos e queijo de tremoços !!!

    Mas adoro sua criatividade !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga! Mas olhe que a lata de bambu é da Globo. Penso que é marca brasileira. Mas pode substituir o bambu por brotos de soja. A massa quebrada e o queijo de tremoço você faz com essas mãos de fada-do-lar que Deus lhe deu ;)
      Beijo querida.
      Rute

      Eliminar
  8. Hahahaha cada vez me surpreendo com as receitas e eu bem gostava de saber confeccionar tudo e comprar os ingredientes! Eu me aventuro nas receitas e quebro a cara, porque por aqui, não acho os ingredientes. Outro dia, fui a 500km perguntando por uma tal semolina que a Gina postou no blogue. Ninguém sabe, ninguém viu e hoje pedi para a D.Rosa dar fim aos outros ingredientes, pois essa receita ficará na vontade. A sorte é que a danada estava com a tv ligada e me saiu com uma receita boa demais! Veja essa musse de hortelã e a simpatia da Ana Botafogo!
    Rute, dificilmente vou encontrar os ingredientes que postou. E eu bem queria achá-los pois primo por uma alimentação saudável. Tenho comido muito inhame, pois ele cerca o vírus da dengue e não deixa que se espalhe pelo organismo. Estou seguindo as dicas alimentares para fortalecer a minha resistência. Sabe, muito difícil eu ficar doente, justo pela qualidade de vida que levo. Lembra que andava reclamando de dores aqui e ali, era o vírus... amore, estou devagar ainda! Paciência comigo!! Bom domingo! Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm Luma, essa mousse deu água na boca. Que delicia, amo hortelã, ricota, maçã verde. Fiquei curiosa com o sabor. Que pena vocês não acharem os ingredientes. A Flora tem a mesma dificuldade que você, mas ela mora no interior. Você também?
      Desejo-lhe melhoras rápidas. A alimentação cuidada também ajudará concerteza. Coma beterraba que limpa o sangue. Beijinhos de bom domingo.

      Eliminar
    2. Luma,
      Nada que não possa ser substituído por outros ingredientes, não é mesmo? A substituição também faz parte da ousadia.
      Rute, definitivamente não me surpreendo com mais nada vindo de sua parte...rs!
      Boa semana às duas!

      Eliminar
    3. :D
      Vamos ver amiga. Vamos ver que mais esta cabecinha pensadora arranjará para nos surpreender. É que eu também me surpreendo com minhas próprias ideias.
      Agradeço e retribuo os votos de boa semana.

      Eliminar
  9. Olá, Rute!A foto está o máximo!Eu mergulhava de cabeça nesta quiche e até comia a folhinha roxa da flor!Engraçado como as pessoas, quando são tradicionais, o são até na alimentação e quando audazes, idem. Embora a audácia possa ter as suas consequências, prefiro este lado de encarar a vida, mergulhando nela de cabeça. Desilusões acontecem muitas vezes, mas a sensação de não ter arriscado, para mim é muito pior! já estou a ter ideias para a próxima fase!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois aí é que está! Nós somos o que comemos, nós somos o que manifestamos, nós somos o que projetamos. Beijinhos inspiradores.

      Eliminar
  10. Ai Deus quando venho aqui minha barriga ronca rsss
    delicia!!!
    meu beijo Rute
    tenha uma semana linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yasmine! Obrigada pela visita. Harmoniosa semana também para você. Beijo além-mar.

      Eliminar
  11. Pois cada vez que passo por aqui me apaixono pelas formas, sabores e cores diferentes que noa presenta.
    Apreciar a culinária, refinar o paladar, é uma ARTE!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A arte culinária é sem dúvida a minha forma preferida de me expressar. É útil, de cores diversificadas e quando cozinhamos, juntamos o útil ao agradável, a obrigação ao lazer. Um dois em um magnifico, não é mesmo? Alimentar a familia, alimentar o blog, as conversas, as reflexões, alimentar a evolução fisica e espiritual. Beijinhos.

      Eliminar