07 março 2012

REFILL NA TEIA AMBIENTAL

O que nos diz esta imagem?
Reencher um coração é reciclar emoções, "sangue" novo que dá vida e ânimo?
Sim é, é uma entre muitas perspectivas a serem desenvolvidas dia 15 Março quando falarmos de Encantamentos sucessivos, alguns exporádicos, efémeros ou duradores, fantasiosos ou reais.

Mas hoje é outra coletiva! Um amor mais expandido, de visão abrangente. O amor que nos retira da individualidade como quem saca a rolha da garrafa. A principio fazemos simplesmente PLOC e saltamos da visão estreita do gargalo. Com o tempo o estoiro já é de garrafa de champanhe, saímos em festa para comemorar as soluções ambientais, o céu é o limite.

Desse modo, aqui me preparo eu, para estoirar em grande estilo pois descobri nova forma de ajudar o planeta. Preparem os "flutes", vamos brindar às empresas da nova era. Empresas que sem abdicarem do enfoque nos lucros, preocupam-se em promover o verde.

Não é a primeira vez que falo em reutilizar tinteiros, mas ainda há gente que compra tinteiros de marca de origem e depois de vazios, lixo com eles.
!Gente!, isto é mentalidade de século passado!
"No século passado" é que acreditavamos que os Deuses enviavam castigos às impressoras que usassem cartuchos alternativos. Tenho uma impressora jurássica que há mais de 10 anos utiliza tinta alternativa e nunca avariou. A única medida de prevenção que usei foi "dar-lhe um banho".

Eiii, não é um "banho" em casa. É um procedimento feito por um técnico entendido, um reparador. São raras essas pessoas, mas conheço um muito eficiente que repara impressoras, fotocopiadoras e faxes, para além de vender equipamentos electrónicos em 2ªmão: FABIGTRONICA, LDA. - O dito banho custa 25 euros + iva e consiste em desmontar a máquina, efetuando de seguida uma limpeza interior. A minha HP G55 ficou como nova! E tomou banho uma única vez em 14 anos de trabalho (que cheiro a suor, menina!).

Voltando aos tinteiros.... para outras pessoas, o usual é reutilizarem os vazios. Pegam neles e dirigem-se a uma loja SMARTCARTRIDGE para reencher de tinta. O que as pessoas não sabem é que há tinteiros e tinteiros. Apesar do espaço da máquina onde colocam o cartucho ser sempre igual, e apesar dos cartuchos a nivel exterior apresentarem medidas iguais, por dentro têm reservatórios diferentes.

O 45A da HP, por exemplo, existe na versão standard (490 cópias) e na versão XL (930 cópias). Mas quando vocês vão recarregar os cartuchos na loja, págam o mesmo pelo tinteiro M ou XL. Portanto, convém optar por XL, não concordam?

Até aqui, já tinha chegado, mas na semana passada, descobri uma inovação mais económica. Inovação essa que antes não existia em Portugal.
Vamos reencher em casa, sem custos de deslocação e com facilidade?

É isso que a PRINK nos propõe com o Kit REFILL. Uma solução ainda mais ecológica, caseira, económica. O Kit inclui 2 garrafinhas de tinta, luvas de plástico e ferramentas simples (suporte azul, seringa e tapa-orificio). Dá para 2 ou 3 recargas, custa 17 €, enquanto que um só reenchimento na loja SmartCartridge custa o mesmo preço. Mas, não pense que cada vez que a tinta do Kit terminar, você tem de comprar novo Kit. Nem pensar! Mantém o Kit e compra as garrafinhas de tinta em separado (cada 8 €). Veja como é fácil neste link.

Outro atrativo da PRINK são os tinteiros compativeis com capacidade XXL. Se após algumas reutilizações, o seu cartucho avariar no chip de leitura, pode entregar o danificado na Prink e comprar um compativel para reencher. A Prink também recicla cartuchos danificados. Nada se perde.

Vai continuar insistindo nos hábitos inconscientes do século passado? Contribuindo para aumentar o lixo de cartuchos vazios? Saiba que, mesmo achando todas estas modernices disparatadas, pode canalizar os cartuchos vazios para a AMI em vez de descartar no lixo convencional. A AMI recebe cartuchos vazios para reciclar plástico e com isso, angaria dinheiro que se destina à assistência médica internacional em todo o mundo.

Soluções há muitas. Só falta boa vontade para mudar hábitos enraizados.

O presente artigo pertence à Teia Ambiental, uma coletiva que acontece a dia 7 de cada mês. Para mais informações visitar o blog da Flora e do Gilberto.

Quem são os "Nós na Teia" deste mês?
PreservandoOVerde.blogspot.com
Aroma deCafé.blogspot.com
LarEncantado.blogspot.com
Espiritual-idade.blogspot.com
CozinhandoComJosy.blogspot.com
JorgeVicente.blogspot.com
FractaisDeCalu.blogspot.com
FloraDaSerra.blogspot.com
AlmaMater.blogspot.com

23 comentários:

  1. Oi, querida!

    Hoje em dia existe refil para tudo, não é mesmo???

    Ótima criação humana. Poupa o bolso e o meio ambiente!

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, existe refill para quase tudo.
      Mas ainda pode existir mais refill que é necessário. Vou procurando novas soluções.
      Beijo!

      Eliminar
  2. Isso deve realmente ser aplaudido! O que resulta de economia para nosso bolso e saúde para o planeta deve ser divulgado, como vc fez. Parabéns, Rute e olhe só, marquei na minha lousa o dia 14/03 para a coletiva. que fria! é dia 15? Beijão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sei porque você marcou 14 :)
      Quando Portugal começar participando, ainda é dia 14 no Brasil. Tá aí a explicação.
      Mas pode agendar para dia 15 às 00:01.
      Beijão.

      Eliminar
  3. Oi Rute, bom dia! Ainda não entendi bem como será essa blogagem dia 15, mas vou me esforçar.O selo que representa é lindo. Está tudo muito lindo.

    Abraços,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O selo do refill fui eu que construi. Agora o selinho da BC é da autoria da Luma, nossa recente companheira na organização. Também ela sangue novo nas 3R´s.
      Depois envio um mail pra você, explicando direitinho como vai funciona a BCAP. Amanhã, talvez. Me aguarda. Abraço.

      Eliminar
  4. Muito muito obrigada por esta partilha!
    Estava mesmo para ir recarregar o tinteiro na Smartcartridge e quando vi o teu post fui investigar onde havia uma loja destas perto do meu trabalho. Acabei de ir lá! Comprei um tinteiro XXL pois o que tinha já não estava em condições.
    Muitos parabéns pelo blog! Todos os dias passo por aqui e babo-me pelas receitas que aqui deixas. Bem hajas por existires!
    Abraço
    Olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga! Obrigada eu pelo feedback tão caloroso. Já valeu a pena ter publicado o artigo, pois deu frutos visiveis. Que máximo!
      Tentei visitar-te nos teus blogs mas fiquei baralhada qual deles ainda está no ativo. Mas percebi que gostas de crudivorismo e de kundalini yoga.
      Abraço. Volta sempre.

      Eliminar
  5. Podemos fazer muitas economias e grata pelas suas informações.É sempre muito bom estar por aqui lendo suas criativas receitas e textos.
    bjs
    Amanhã vc estará lá no meu espaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Norma :)
      Não faltarei à minha própria participação na coletiva Formas de Amar.
      Bjs.

      Eliminar
  6. Rutinha querida que postagem maravilhosa bom saber onde economizarmos, e melhor ainda saber que a Prink recicla os cartuchos danificados. Fora o desperdicio. Viva o meio ambiente,adorei. Rute se vc não mandou email pra Elaine ainda sobre o Amor aos Pedaços aproveita, se possivel, por favor mande-me uma cópia, é sempre bom tirar as dúvidas hehe. Bjocas Obrigada pelo post. Super informativo e enriquecedor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envio sim Josy, amanhã, um mail explicando direitinho a BC Amor aos Pedaços.
      As pequenas soluções vão conseguindo grandes feitos. Grão a grão conseguimos melhorar, tornando a vida mais sustentável, no preço e na diminução do desperdicio.
      Fico feliz que tenha gostado das boas noticias ambientais. Bjoca querida.

      Eliminar
  7. Rute e suas idéias maravilhosas !!!

    Não sei como v. consegue descobrir tantas coisas interessantes, menina!

    Reutilizar é o segundo R mais importante, perdendo apenas para o Reduzir.
    A cada vez que conseguimos aumentar a vida útil de qualquer objeto, estamos diminuindo o lixo no planeta.
    Parabéns pela ótima participação na nossa Teia Ambiental !
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flora, não descubro. Acho que as boas soluções me descobrem a mim. Vêm parar às minhas mãos como por milagre :) E a divulgação já deu frutos, você leu o comentário da Olga?
      Ainda não consegui visitar todas as participações. Me aguarde lá no seu espaço. Beijo.

      Eliminar
  8. Ainda bem que tu existes,o que seria de mim sem ti, meu querido anjo informático!Bem, ultimamente não tenho comprado cartuchos porque tenho 2 impressoras avariadas(e uma plotter com quase 20 anos!)e recuso-me a comprar uma impressora nova, porque acho um disparate o preço(mais caro do que ouro) dos tinteiros novos. Eu imprimo muito pouco, mesmo no trabalho, fazemos tudo digitalmente, o que por um lado é bom, mas já estou a ficar com lesões no ombro e mão...Quando preciso imprimir algo levo para o trabalho ou mando imprimir numa papelaria. Mas tu acordaste-me e já fui pesquisar por empresas que consertem impressoras aqui perto e acho que já encontrei, vou colocar as minhas meninas a funcionar, se calhar precisam só de um banhinho...Adorei a tua postagem e o carregamento do coração está o máximo! Eu consegui participar, embora o tema que eu planeava expor não fosse aquele, preciso preparar melhor, oportunidades não faltarão, nesta teia que está a desabrochar com a primavera!
    Beijinhos reciclados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou "torcer" os dedos para que consigas arranjar a impressora, melhor ainda, as impressoras! As antigas eram feitas para durar. As "descartáveis" são mais recentes, baratinhas, com tinteiros minusculos que terminam a tinta num instante e com preço up-up.
      Também não troco a minha G55 por nada. Apesar de estar sempre a ouvir das outras pessoas que é uma multifunções muito grande, fora de moda... Quero que se lixe! Quando esta avariar, compro outra G55 (em 2ªmão). É tão económica.
      Beijinhos duráveis para ti.

      Eliminar
  9. Rute,
    aqui é meu centro de abastecimento de novidades sustentáveis.

    Menina, que máximo esta tua descoberta de opção para uso dos cartuchos de tinta. Tbém uso cartuchos alternativos e nem sonhava com estas variações que vc apresentou.
    Tomara que haja por aqui o tal kit refill da Prink, solução sustentabilidade e baixo custo__ demais!!!
    Obrigada pela dica. A Teia ganha valor com tuas participações, querida.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calu, a Luma achou uma Prink no Brasil, mas parece não pertencer ao mesmo porque não tem o Refill. Pesquisei o mercado br e encontrei este link InkPrinter mas não fala em kit, fala só em tinta para reencher. Telefone para lá.
      Grata por suas palavras de estimulo. É só saber que nossos textos são úteis. Bjkas.

      Eliminar
  10. Descobri que no Brasil tem uma loja Prink, porém não tem esse kit para nós mesmos recarregarmos os cartuchos. Mando recarregar em um lugar especializado que veicula "recarga ecológica". A verdade é que duram bem pouco.
    Temos uma blogagem chamada "Ecological Day", todo início de mês, promovida pela Sonia do "Leaves of Grass".
    Ah, garota! Você falando de cartuchos e eu de fotocopiadoras!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luma, na resposta ao comentário da Calu, deixei um link da InkPrinter que tem tintas para recarregar cartuchos. Só não sei é se é fácil, assim sem kit.
      Quanto ao Ecological Day fui espreitar o Leaves of Grass e adorei as magnificas fotos. Que bom que há outra Teia ambiental a ser divulgada na blogosfera.
      Mais tarde confiro seu post da fotocopiadora. Agora tenho de me dedicar ao trabalho (rs). Beijus.

      Eliminar
  11. Que magnífico post, minha Amiga!

    Vou já começar a utilizar o Kit da Prink!!!

    Muitos beijos!
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Vais ver que é super fácil e rentável. Eu estou maravilhada. Beijinhos.

      Eliminar
  12. Olá, querida
    Isso é que dá viver num País de primeiro mundo... sempre com as novidades na ponta da língua... Bacana mesmo!!! E indispensável para um futuro próximo...
    Quem nos dera chegarmos todos nessa adesão!!!
    Bjm de paz e ecológicos

    ResponderEliminar