01 abril 2012

SENTIMENTOS (in)SUFLÊ

Há idades em que se torna mais dificil gerir sentimentos. Corações jovens, tenros, machucam-se com facilidade. São frágeis, estiveram sempre acondicionados em vidros familiares, abraçados em "líquido amniótico" que os protegeu de choques mecanicos e térmicos.

Um dia, quando menos esperavam, "as águas romperam-se" e os corações quiseram conhecer o mundo, conhecer a expansão do amor. Engatinhando em encantamento, desencantaram em abraços que prometiam segurança mas que foram aqueles que mais dor lhes causaram.

Partidos em pedacinhos, lá foram os corações de palmito, aipo e alcachofa, envolverem-se em molho branco, taparem-se com gemas batidas e subirem em castelos de claras. Depois...

Depois, foi amor à primeira dentada! Assim que os sentimentos experiênciaram suflar, viveram felizes para sempre :)

INGREDIENTES:
  • 500 ml de leite soja (sem açúcar e sem sal);
  • 2 colheres sopa farinha Maizena;
  • 1 cubo caldo vegetais;
  • Noz moscada em pó;
  • Pimenta em pó;
  • Azeite;
  • 1 cebola picada;
  • Soja texturizada (usei fina);
  • 1 coração palmito;
  • 1 coração alcachofra;
  • 1 coração aipo;
  • 4 azeitonas verdes;
  • 3 ovos;
  • Sementes de gergelim.
CONFECÇÃO:
Hidratar a proteina de soja com água.
Preparar um molho branco (bechamel) com o leite, cubo caldo, farinha maizena, noz moscada e pimenta. Reservar deixando arrefecer.
Em uma frigideira refogar a cebola no azeite. Espremer a soja e juntar ao refogado. Cortar os corações e azeitonas aos pedacinhos. Anexar. Temperar de pimenta.
Separar os ovos, gemas das claras. Bater as claras em neve. Juntar as gemas ao bechamel de forma enérgica (manual) para que não fiquem fios, uma vez que o bechamel pode ainda estar quente.
Unte um tabuleiro com azeite. Eu prefiro fazer suflê em tabuleiro porque gosto da parte tostadinha de cima. Se fizer em recipiente mais fundo, obtém-se menos área tostada. Misturar o molho com as claras nevadas. Levar ao forno a 180º. Quase no final povilhar de sementes de gergelim (sêsamo). Desligar o forno. Deixar as sementes abrirem aroma no quentinho final.

Gostou do romance (in)suflê? Aproveita a inspiração e vem relatar sua história de tenros corações (desencantados) no dia 15 Abril:

15 comentários:

  1. Puxa vida, Rute, que encantamento você usa até para anunciar os desencantos dos corações ternos que buscam romper-se do líquido amniótico para conhecer o mundo. Minha caçula está hoje bem distante, mas muito distante para fazer uma entrevista e se for do agrado dela e compensador ela baterá as suas asinhas, fora do ninho. Aguenta coração! Dia 15, firmes! Terno abraço!

    ResponderEliminar
  2. Me empolguei e até esqueci de dizer que seu suflê está lindo e também deve ter ficado delicioso. Vou copiar porque meu sobrinho é vegetariano e a enteada de meu filho também! Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rute! Como eu adorei essa metáfora dos corações dentro dos frascos!E não é que acontece mesmo assim!Não poderia ser melhor descrito do que com a tua genialidade em misturar este assuntos! Fico sempre com um ah! de espanto com a tua capacidade criativa! Adorei o suflê, deve ter ficado uma delícia...adoro palmito, é tão bom! Estes frascos são do L'Eclerc, não são?
    Já tenho algumas ideias para a 2ª fase, mas pela frente há a Teia e gostaria de participar!
    Beijinhos, de coração insuflado

    ResponderEliminar
  4. A minha relação com a alcachofra tb não foi sempre pacífica, fui aprendendo a gostar e agora faz parte da lista: sabores que fazem um lindo souflê! lol :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. E dá pra pensar em desencantamento com esses textos cheios de criatividades que voce consegue fazer Rutinha??? E melhor, com uma receita com 3 ingredientes que adoro. A relaçao que vc deu a eles dentro do líquido amniótico e a gravidez, a proteção, é de aplaudir de pé minha amiga, e é exatamente isso, depois que conhecem o mundo,parece que o mundo quer abocalhá-los, e muitos os machucam, é bem assim o caminhar das nossas vidas. E esse suflê deve ter ficado mesmo muito bom, leve e super saudável. Adorei o texto, como sempre saio mais uma vez encantada. Bjos querida amiga, um dia ainda vc escreve um livro, pois deveria! ótimo inicio de semana

    ResponderEliminar
  6. É minha amiga eu ando em pulgas para o proximo dia 15... Adorei esse insufle,,, é tudo de bom... no sabado fiz pizza vegetariana com o queijinho... ai delicia das delicias... estou ansiosa para postares os proximos, eu descobri um mussarella, vamos ver se consigo faze-lo!! ja conheces???

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Minha mãe me protegeu tanto, acho que é isso que os pais fazem, que muitas vezes precisei me erguer com as lições da vida. Era super frágil. Mas aprendi com a escola da vida, a passar pelos obstáculos com sabedoria e doçura.
    Uma semana repleta de paz e harmonia!
    Lorena Viana

    ResponderEliminar
  8. Rute,
    só vc para envolver em nuvens de poesia os corações rompidos que depois do desencanto, voltaram a bater em uníssono sabor.
    Pura delicadeza!Sabores sutis!
    Bjkas amiga,
    Calu

    ResponderEliminar
  9. Amigas,
    lamento a ausência. Estou com mil e uma coisas em mãos e de momento, não tenho tempo para o blog.
    Assim que possivel regresso ao vosso convivio.

    LINA, os produtos são do LECLERC sim.
    GASPARZINHA, a minha relação com a alcachofra também não foi das mais pacificas. Fundos de alcachofra congelados não gosto, por exemplo.

    Beijinhos a todas. Julgo não ter deixado questões por responder.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute Passei para desejar uma FELIZ PÁSCOA e avisando que não postarei no dia 7 na téia pois vou viajar.
    bjs,

    ResponderEliminar
  11. Não sei do que gostei mais: se do texto ou da receita...

    Coisas de Rute !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Quero desejar que esse espírito de renovação acorde com você em todas as manhãs. Que a cada novo dia, você sinta vontade de se renovar, reciclar, encher sua vida de bons sentimentos.
    Uma maravilhosa sexta-feira, com muitas coisas boas na sua vida.
    Um enorme beijo!
    Lorena Viana

    ResponderEliminar
  13. Oiiiiiiiii.

    NORMA, obrigada por avisar.
    FLORA, ainda bem que você é fã das minhas criativades.
    LORENA, acomodação não é comigo mesmo! Renovação para melhor a toda a hora.

    Feliz Páscoa para vocês.
    Grata pelo carinho e visita.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Voltei e já me pus a para das novidades!!! Nunca sei o que vou encontrar por aqui!!! Adoro a tua veia artística! :) Também estive a ver o teu TAO tão fofinho!!! Consegui por um post na Teia, hoje! Ando linda, pois ando?
    Mil beijinhos

    ResponderEliminar