17 maio 2012

BCAP - 4ªFASE - QUESTIONAMENTO - 15_JUN_2012


Se o braço da poltrona nunca abraça, eu acho que a palavra perde a graça.
Se a boca do fogão não sente fome, então porquê o mesmo nome?
Se o alho tem um dente e não mastiga, eu acho que a palavra não se aplica.
Se o livro tem orelha e não escuta, mas que palavra mais maluca!
Se a gente não alcança não importa, mas se cresce e enxerga não suporta!
E no fim a fantasia vai embora, o olho mágico da porta só vê o lado de fora (cante connosco)

Viemos da Esperança depositada em todos os caminhos, pensando que pudéssemos estar preparados para trilhar todos eles sem abandonar sonhos e desejos. Mas a determinada altura interpelamos o dinamismo incessante, a força de recomeçar de novo fraqueja sempre que tomamos um caminho que parece certo e se revela errado.
Percebemos que não é só o Encantamento que tem outra face, a face do Desencanto. Tudo tem seu lado luz e lado sombra, a oscilação do pêndulo não poupa ninguém, entre fluxos e refluxos, experienciamos a bipolaridade emocional. De novo a força entusiástica da Esperança pode ser transmutada em Desesperança, ao pecarmos por excesso de expectativa.
Entramos então na "Fase do Questionamento", fase seletiva de escolha de caminhos, contendo a ação desmedida do ânimo e do desânimo. Buscamos um equilibrio satisfatório permitindo que a fantasia não vá embora, mas também não retire nossos pés do chão. Precisamos de enraizamento para sonhar.
Mas a escolha antecedente à bifurcação dos caminhos, acorda o ato de questionar. Para decidir em consciência temos de pôr em dúvida o inquestionável.  Reinaugurar a palavra porquê - ir bem fundo às raizes da etimologia para perceber afinal o que é Amar? Será que a palavra com o tempo perde a graça? Será que a determinada altura a palavra já não se aplica? Será que se a gente não alcança não importa, mas se amadurece e enxerga naquilo que o amor se tornou, não suporta?
Será???
Da mesma forma como nos abrimos à Esperança, cultivemos agora o abertismo consciêncial, indagando a amplitude do Amor. Existirá uma linearidade amorosa? Eros que se transforma em Philos e Philos que se transforma em Ágape? Terá o "Eu te amo" uma tendência natural para culminar no "Eu vos amo"? Ou dentro do Amor amplo temos de optar?
No dia 15 Junho, cada um fará a sua autorreflexão sobre a temática. Não pretendemos guiar-vos pelo caminho do autoconhecimento. O objetivo é que respondam às vossas questões pois as 4 R´s são apenas a "pedra de toque". Cabe a vocês rolar inclinação a baixo, na busca profunda de respostas, para depois subir montanha acima, integrando as peças do puzzle. Vamos lá!! A organização agradece todo o empenho e dedicação. Bem-haja por se disporem a peregrinar connosco.
  NOTAS IMPORTANTES:
  • Os participantes não são obrigados a seguir todas as fases, podem participar apenas na que desejarem;
  • É permitido trazer para o dia de publicação qualquer artigo já publicado que se adapte ao tema;
  • O artigo participante pode servir mais do que uma blogagem, desde que não fuja à temática;
  • No dia 15, uma vez publicado seu post, deixe um comentário.

29 comentários:

  1. Amigos,
    é só para avisar que desta vez a energia da Regina está conosco através da música do filho (Vinicius Castro). Grande inspiração nesta 4ªfase.
    Sobrinho da Rô!!

    Na BC anterior, foi Vinicius que fez o logotipo das 3 R´s para nós. Na BC atual o logo da 4 R´s é talento da Luma.

    Espero que tudo continue ao vosso gosto :)
    Beijos nos coração.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Assim que é legal! Todos participando.

    Luma, o sobrinho da RÔ e assim por diante. Isso é legal e vamos nessa!Estarei lá@! beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Amei a música do Vinicius! Que bom a energia da Gina estar connosco, trazida pela sua semente!Bem, e agora me questiono, o que será que vou escrever? Eu vivo me questionando...acho que todos nós!É um tema que vai puxar pela nossa imaginação! O que gosto nesta coletiva é que é sempre surpresa o próximo tema, não conseguimos nem chegar perto...e eu adoro uma surpresa!
    Beijões

    ResponderEliminar
  4. Rutinha querida essa familia está aumentando,Vinicius é muito talentoso, a começar pelas lindas interpretações que faz. Ora Ora, eu me pergunto qual será meu questionamento se os tenho aos montes hehe. Vou botar minha cachola para funcionar, e fazer uma auto analise dos meus devaneios interrogativos. Cada vez mais amo essa coletiva. Bjos querida. Amei o versinho inicial

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!

    Tenciono participar, sim.

    Mas gostaria de fazer uma sugestão: que todas as organizadoras(e não só a Luma) comentem os textos, rrss

    Um bom final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São,
      a organização está a cargo de 3 pessoas apenas: Rô, Luma e Rute. Por favor, verifique seus comentários, pois nós as 3 comentámos sim.

      A Regina é membro honorário. Ela pertenceu à BC do ano passado mas este ano não pode ser organizadora ativa. Por isso, incluimos ela com carinho no selinho mas não tem obrigação de entrar no circuito de comentários.

      No entanto, ela está comentando alguns blogs de livre vontade. Mas amor não se cobra.
      Beijinhos.
      Rute

      Eliminar
  6. Hum,

    o questionamento!!!

    Mil beijos para ti!!!
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil beijos inquestionáveis para ti também ;)

      Eliminar
  7. Eu Não estou questionando...
    Estou vos afirmando que vou participar rsrsrsrs

    Bjs bjs meninas
    Debby :)

    ResponderEliminar
  8. Rute,
    Vim deixar meu beijo
    tenha um fds bem lindo!

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    a chamada está sedutora( questionadora).E cá nos convida e lá nos leva e juntas nos exprime.
    Estou na trilha.
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderEliminar
  10. Obrigada queridas. Também me sinto seduzida por esta extraordinária coletiva.
    Estou muito grata a vocês por contribuirem para mais uma BC terapeutica :)

    Aproveito para avisar que a lista de participações aqui no PPP é na coluna lateral direita. Por isso não construo lista embaixo da chamada.
    Se percebem que vosso blog não está la, agradeço que deixem alerta.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  11. Oi, Rute. Obrigado pela visita e pelo convite. Eu acho que vou participar, sim. Gostei muito das ideias e das participações que acompanhei até aqui. Obrigado e um abraço. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  12. Rutinha,
    Vim espreitar a nova convocação. Você sempre fazendo boas ligações entre os assuntos.
    Grata por escolher uma música do Vinicius e ficaram muito pertinentes suas colocações.
    Aguarde um e-mail, que manterei você a par dos últimos acontecimentos por aqui.
    Beijos, amiga!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela visita no jardim. Volte sempre, bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá a quem chegou por último!
    Obrigada pela visita e comentário.
    Que bom José Claudio que você decidiu se juntar a nós. Está sendo uma festa linda. Vai se encantar concerteza! Já inclui seu blog na listinha da coluna lateral direita.
    Beijinhos, Isabel, José Claudio, Gina e Susi.
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Rute já estou me inspirando a participar da minha primeira BC!
    Dia 15 já está marcado... esterei espalhando amor e esperança na blogosfera.
    Abraço apertado.
    Beijinhos cheio de carinho.
    Lorena Viana

    ResponderEliminar
  16. Oi Lorena,
    que boa noticia menina!
    Quero ver se dou uma passadinha no seu blog, mas ando tão atarefada de serviço que tive de colocar a blogosfera em stand by.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Voltei para agradecer o comentário carinhoso deixado pela perda da Branquinha. Você tocou no ponto mais importante, o sofrimento podia ter sido muito menor, tanto para ela, quanto para nós. É a vida...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Rute querida, entendo sua ausência! Eu mesma estou meio ausente, ajeitando minha casinha, em fase de mudança...
    Tem momentos que precisamos dá um pause, para voltarmos bem mais leves...
    Uma linda e abençoada quarta-feira!
    Beijinhos.
    Lorena Viana

    ResponderEliminar
  19. Passando para deixar beijus saudosos...

    ResponderEliminar
  20. Oi amigas,
    não se preocupem. Estou bem. Só que, na minha profissão, este mês é muito complicado. Se não entrego todas as declarações fiscais dentro do prazo (31 Maio), apanho com multas pesadas!!
    Em Junho, regresso à blogosfera. Me aguardem.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos.
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Ah ta, vim saber de vc estava ja preocupada e com muitas saudades, mas vi sua resposta aí acima e entendi. Vou lhe aguardar. Boa sorte no trabalho. Bjos

    ResponderEliminar
  22. Bem estou muito tentada a participar...na verdade acho que sou uma eterna questionadora, e sendo mais sincera ainda, isto as vezes me atrapalha muito, mas tenho uma boa historinha vivida com minha terapeuta...é faço terapia já há um bom tempo gente...E ADOROOOOOOOO!
    Amiga Rute, põe meu nome aí , vou participar!Que Deus te capacite no seu trabalho amiga, espero que tenho conseguido entregar tdo....bjusss
    Deus te abençoe
    Marly

    ResponderEliminar
  23. àh esqueci...

    www.paraabencoarsuavida.blogspot.com

    "Mensagens Abençoadoras"
    bju
    Marly

    ResponderEliminar
  24. Oi, minha querida, estarei participando por inteiro desta vez, já que não consegui fazer os comentários nos blogues que participaram mês passado.Estarei mais levre, livre e solta...
    Paz e bem
    www.belrech.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Amo vir aqui acompanhar suas publicações!
    Estamos juntas na BC-Amor aos pedaços - O que é amar!!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  26. Que linda a letra da musica inicial, adorei tambéem a bipolaridade dos questionamentos.
    Abraço.
    Ana

    ResponderEliminar