21 junho 2012

BC CORES DO ARCO-IRIS »» Cor Verde

Na Cromoterapia, o verde é considerado uma cor de equilibrio, harmonia, simpatia, possuindo o poder de contrabalançar as energias positivas e negativas da pessoa. Entendida como cor que cura desequilibrios excessivos a todos os niveis, é uma cor afastada dos extremos quentes (vermelho, laranja) e afastada de extremos frios (violeta, azul). É a cor do meio do espectro de luz visivel. Conforme se costuma afirmar, é no meio que reside a virtude. Portanto, o verde é uma cor virtuosa.
Para participar na BC Cores do Arco-Iris, idealizada pela Margarida escolhi o ARROZ DOCE VEGAN DE MENTA. Foi uma invenção inesperada que guardei para este evento pois sabia que a cor escolhida pela Lina para o mês de Junho, seria o verdinho.
A presente blogagem irá decorrer durante alguns meses, se estiver interessada em participar, click no blog TvsP.
  • 3 xicaras Arroz branco cozido com pouco sal;
  • 2 litros de leite de soja (aroma baunilha);
  • Casca de limão;
  • Pau de canela;
  • Xicara e meia de açúcar mascavado claro;
  • 2 colheres sopa de manteiga vegetal;
  • 1 xicara de xarope de menta;
  • Para decorar: hortelã, chocolate ralado e canela.
Cozer o arroz em água com pouco sal. Reservar quando cozido.
Colocar o leite de soja ao lume com a casca de limão e canela. Quando começar a ferver, juntar o açúcar. Deixar ferver um tempo. Juntar o arroz e mexer a panela com frequência, até começar a engrossar. Quando sentir que está quase pronto, junte o xarope de menta. Espalhe em pratos fundos. Dá muita quantidade esta receita.
Depois de arrefecer, sirva com chocolate ralado, canela e folhas de hortelã picadas.
Fresquinho é extraordinário. Um arroz doce com sabor a "After Eight".
Artigos relacionados:
Arroz doce Cor de Rosa 
Arroz doce Castanho 
Arroz doce Branco 

18 comentários:

  1. Aiii que bom... Olha que eu nem ligo muito a arroz doce Rute,mas com sabor a menta.. ui ui... no verao fresquinho 5****** vou experimentar... adorei!!!!

    Ohhh Rute eu ja tinha visto o bolo de espinafres,mas quando fiz o Sherek nao tinha espinafres em casa, ainda andei a ver se tinha gelatina tuti-fruti, mas nem isso, tive que recorrer mesmo ao corante... Ando muito curiosa quanto ao bolo de espinafres!!!

    obrigado pela tua participaçao!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,
      obrigada pelas boas vindas.
      Mais logo quando a garota estiver a dormir, já dou um passeio pelas participações verdinhas.
      Agora tenho de tratar da janta!
      Beijinhos às cores.
      Rute

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá Anita!
      Há quanto tempo menina! Voltou à blogosfera?
      Beijo.

      Eliminar
  3. Que arroz doce fantástico :)
    Adorei mesmo esta versão... parabéns pela deliciosa participação :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Rutinha se quero encontrar receitas diferentes é só vir aqui, que criatividade genial amiga, que bela e deliciosa participação. Gostei muito desse arroz doce com menta, hummm...imagino ele geladinho e refrescante. Gostei muito dessa sobremesa Rute. E gostei de saber que o verde é uma cor virtuosa. Que bom..Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Rute, minha querida, o mentol deve dar uma refrescância ao arroz doce e um sabor muito especial também.
    Nem posso pensar em coletivas, pois as prioridades são tantas, que, se bobear, as 24 horas me escapam pelas mãos. Tenho tentado estabelecer uma rotina mais saudável com relação a todas as minhas tarefas e acho que estou conseguindo, mas jamais esqueço das amigas. Você está em meu coração.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. A cor é linda! Com esse sabor deve ser divinal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Rute, preciso fazer uma confissão: não gosto de arroz doce! Rs. Sou minoria, eu sei. Para quem gosta, essa sua versão verdinha e refrescante é um prato cheio. Ficou bem bonito, tanto pela cor quanto pelo seu capricho na decoração. Ainda bem que para admirar não preciso comer, hehe. Beijo, ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Humm!Eu adoro arroz doce e adorei todas as tuas versões coloridas. Esta versão verde é muito original e a foto está linda, transmite mesmo uma sensação de frescura! Intuitivamente, sempre achei o verde uma cor equilibrante, ao ler o que escreveste percebi porque. Sempre aprendo contigo, nem sabes o quanto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute! Bem que arroz doce tão original, ficou com uma cor verdinha bem bonita! Aproveito para te agradecer, pois para mim o que conta é mesmo a intenção e eu sei que com certeza poderia contar com o teu voto, caso fosses uma utilizadora do facebook. ;)
    Beijinhos doces linda!

    ResponderEliminar
  10. Oi Rute! Preciso de um favorzinho seu, se possível.
    Pedi a Luma por e-mail para entrar em contato com você, mas acho que ela ainda não leu.
    Entra em contato comigo aqui oh... https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHNySmNhU2lJcUUwTjl0ZmMzZ29fc1E6MQ

    Fico aguardando.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Hummm... quando vejo estas tuas versões de arroz doce ou de leite creme, com o leite de soja de baunilha, vou sempre a correr fazer um, de água na boca! Este não foi excepção... mas não reproduzi, porque não tinha xarope de mentol, mas aproveitei a ideia do chocolate ralado... oh pa, porque me fazes isto? Nestas alturas é que eu percebo como sou mesmo fã destes arrozes-doces e leites-de-creme de soja! Mil beijos amentolados! ;)
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Alguns produtos alimentícios não são encontrados no Brasil, como o leite de soja aroma baunilha. Eu já fiz arroz doce com maracujá e ficou muito bom. E agora com mentol... realmente me pareceu muito bom!
    Nunca sei quando acontece as blogagens das cores. O post que indicou, não fala do próximo encontro :(
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  13. Olá miúdas giras!
    Hoje com o calor que está em Portugal só apetece, mesmo, comidas refrescantes como esse arroz doce de mentol. Xiiiiiiii está demais!! Só se aguenta a temperatura dentro de casa.

    Romy, obrigada pelas tuas palavras. Também adorei o licor de menta que publicaste.

    Josy, continue torcendo para que a criatividade não em abandone. Até ver parece que continuo abençoada com inspiração.

    Gina, você também está no meu coração. Você é que está certa, procurar o verde na natureza em vez de apenas degustar ele ou admirá-lo na tela do computador ;)

    Conceição, comem os olhos, o nariz, a boca! O mentol conquista os sentidos através do equilibrio verde.

    Adri, mesmo não gostando de arroz doce, a ideia de juntar mentol pode ser aplicada a outras sobremesas. Uma ideia nunca é desperdiçável.

    Lina, a aprendizagem é mútua. Dai ser tão importante interargirmos em coletivas.

    Piteca, pois é... não tenho facebook. Caso contrário, votaria com prazer.

    Suzi, já estamos em contato ;)

    Isabel de Matos, leite-creme de mentol também me parece bem!

    Luma, excelente ideia o arroz-doce de maracujá! Tenho de experimentar.
    Quanto à blogagem das cores, está na lateral do blog TachosVsPanelas. Acontece a dia 21 de cada mês, mas a cor é escolhida por uma participante. A 1ªcor foi Branco, escolhido pela Margarida, que nomeou a Josy para escolher a 2ªcor (Vermelho) que por sua vez nomeou a Lina para escolher a cor (Verde) e agora, acho que é a Belocas a ditar a próxima cor !? Eu só entrei este mês na roda.

    Se você não consegue encontrar leite de soja baunilhado, junta essência liquida de baunilha. São uns frasquinhos pequenos de aroma de baunilha concentrado. Mas também NÃO É fundamental colocar baunilha. Ah, também há açúcar baunilhado.
    Quando eu souber a próxima cor, logo te aviso.

    Beijo a todas as meninas.
    Muito grata pelos vossos comentários e carinho sempre crescente.
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rute! Vou ficar atenta! Se quiser, te passo a receita do arroz doce com maracujá! Tem um truquezinho para ele ficar aerado e super leve!
      Vou prestar atenção na blogagem das cores, mas nesse próximo dia 21 não vou poder participar pois tem a blogagem "Corpo de Mulher" que tem a ver com amor próprio. Lembra? Se interessar tem o banner na sidebar do "Luz" que remete ao post de chamada.
      *Estou com problemas para acessar o meu email.
      Beijus,

      Eliminar
    2. Ahhhh claro que quero a receita do arroz de maracujá. Quando você tiver um tempinho, envia por email por favor.
      Quanto à blogagem "Corpo de Mulher" também estáva pensando aderir. Não conheço a menina que organiza mas já entendi que nessa blogagem vai estar gente conhecida. Agora dia 1 JUL temos BC aniversário da M@myrene, você está nessa também?
      Estou te devendo uma resposta no email, mas tenho terminado meus dias sem energia (coragem) para estar no micro à noite. No entanto, já me cadastrei no Art.sy. Talvez no fim-de-semana consiga escrever. Me aguarda.
      Beijo!

      Eliminar
    3. Rute, publiquei a receita no blogue... Ainda estou pensando se vou participara da BC da Irene. Sem tempo... :( final de semana, então!
      Beijus,

      Eliminar