15 junho 2012

QUESTIONAMENTO - No Reino de Trevos ♣

Imagem m/autoria
BCAP - 4ªFASE - QUESTIONAMENTO
«"Cheguei ... para conquistar o mundo"- você, seduz e vai bem fundo.
A vida é assim e nunca é demais, o que mamãe falou, não vale mais nada. Não vale, nada!!
Você, é feito de feitiço. Joguei, e vou pagar por isso.
A vida é assim e nunca é demais, o que mamãe falou, não vale mais nada. Não vale, nada!!
Pega, brinca, leva que é de graça.
Fica linda que o amor não passa. Vem com tudo em cima que eu vou com você.»

Há um momento em nossa vida que temos de contra-agir(♣). Cortar o naipe no jogo da sedução. Afirmar sem medos: "o trunfo hoje é proatividade(♣)!" Vou antecipar jogada, me responsabilizar pelas próprias escolhas, enfrentar com coragem as situações que me são impostas. Virar a mesa!
Cansei de ser forçada a conquistar o mundo, a alinhar no feitiço. De ser tratada como um baralho que enquanto novo e vistoso, é idolatrado, mas se apresenta desgaste, logo é descartado.

Antes de jogar os trunfos (♣), as entranhas revolveram-se, as dúvidas emergiram. Sexo ou amor? Selva ou paz? Desejo ou consciência? Talvez a separatividade não exista de fato. Talvez sexo seja amor e amor seja sexo, ou somente exista um fogo (♣) que quando dominado com maestria, nos conduz ao amor consciente.
Tantrismo?
Acho que é isso, temos de ir além do limiar da fisicalidade, para conseguir vencer. Deixar que a força sexual ascenda ao plano mental e espiritual. Evitar o imediatismo, a superficialidade... e não falo apenas de relações fortuitas em que deixamos invadir, desrespeitosamente, nosso templo e usufruir do nosso cálice sagrado. Quantos casamentos não dão o devido valor ao ato sexual? À sagrada união dos corpos energéticos?
É nessas alturas que se pergunta: Sexo ou amor? Descarregar tensões do dia num orgasmo, ou celebrar a comunhão do mútuo amor num genuíno acoplamento áurico? Maltratar o outro com pensamentos e palavras, atos e omissões, e depois... querer fazer amor? Rita Lee canta que Sexo é 2 (cada um por si); Amor é 1 (dois em UM); Sexo é Carnaval; Amor é Ritual.
Para mim, chega de dualidade, chega de mascaradas! Está na hora de pegar o instinto animal e evolui-lo a novo patamar. Esse novo estágio do amor expande a visão que cada um tem da realidade. Todos viram super-herois, com visão raio-x, enxergando as dores e alegrias do outro, tendo como objetivo prioritário o interesse conjunto e não o individual.
No jogo consciente do amor não há ganhar ou perder, nem fazer bluff ou batota. Há discernimento para entender que juntos evoluimos mais rápido, promovendo a humildade. A humildade necessária para falar: - Eu errei.- A interajuda para superar imperfeições um do outro. A compaixão para afastar tentações de vingança. E o perdão! Amar de forma suprema é perdoar. Amor incondicional.
Aí sim, um trevo () simbolizará a união familiar, a sagrada trindade de folhinhas com um só pé, um só caminho, uma só forma de enraizar e transmutar a vida em trevo () da sorte. Que desnorteamento é esse de amizade colorida? Sugeriste? Por vezes não se sugere, deixa-se acontecer. A relação vai definhando a tal ponto que não se pode viver junto, nem se pode viver separado. Felizmente ofereci resistência e assim o amor se transformou numa pura amizade.
Enroladas em couve na "cama" com o refogado
E vocês, o que "cozinharam" para hoje?
  1. Eu
  2. Espiritual-idade
  3. Luz de Luma - Yes Party!
  4. CadeiranteEmPrimeirasViagens
  5. BelBlogandoComAvida 
  6. INSÉTE 
  7. Etnias-ObisturiDaSociedade 
  8. PensamentosDeUmaMoca 
  9. SóTutoriais 
  10. CasaCoisasEoutros 
  11. TenhoAlmaVintage 
  12. Quiproquó 
  13. PreservandoOVerde 
  14. ProjetandoPessoas 
  15. DiarioDaCrisnane 
  16. ConversasCartomânticas 
  17. AsasDosVersosEreversos 
  18. SuTheBest-ViverÉaprender 
  19. ChicaEscrevePorAí 
  20. DebbyEuAmoAminhaVida 
  21. Lucinha´sDreamGarden 
  22. AescolaÉbela 
  23. TachosVsPanelas 
  24. Sexta-Feira 
  25. DemocratizaçãoDaModa 
  26. PensandoEmFamilia 
  27. DoQueEuGosto 
  28. PontoLivro 
  29. SimplesEClara 
  30. Jubliart 
  31. MensagensAbençoadas 
  32. CozinhandoComJosy 
  33. LuluOnTheSky 
  34. VozAtiva2 
  35. BuscandoOAmor 
  36. CasaDaAlquimia
  37. FractaisDeCalu 
  38. SãoBanza 
  39. RetalhosDoQueSou 
  40. JorgeVicente 
  41. LichiaDoce 
  42. CasaCoisasEsabores 
  43. UmaCertaLuz 
  44. EsplendorDaCriação 
  45. JanelaPessoal 
  46. InsanidadeTemporaria 
  47. AvaliandoAvida 
  48. AcorDaLetra 
  49. AromaDeCafé 
  50. AletraE 
  51. ArteLivreVimaje 
  52. NadaSério 
  53. MãosDeManteiga 
  54. SonharEser 
  55. CaméliaDePedra 
  56. AdaoBraga 
  57. OrganizandoOcaos 
  58. ConversasComXunandinha 
  59. Revolta&Romance
  60. M@myrene 
  61. NãoEstavaAfim 
  62. RumosLibertadores 
  63. JulioMoraes 

104 comentários:

  1. Oi Rutinha...
    Nossa perfeito..
    Acabei de postar lá no meu catinho..as minhas interrogações rs rs
    Bjs
    Debby :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Debby. Obrigada querida.
      Logo mais inicio as visitinhas aos blogs participantes.
      Estou desejosa de cuscar vossas indagações!
      Beijinhos.
      Rute

      Eliminar
    2. Oi Rutinha querida...

      Me peguei rindo e alto rs rs cuscar deve ser o mesmo que vasculhar rs rs certo???
      Adorei
      Bjs
      Debby :)

      Eliminar
    3. Debby, acho que um ótimo sinónimo para cuscar é xeretar ;)
      Gostei muito do seu texto.
      + beijo.

      Eliminar
  2. Rutinha,

    Consegui trazer minha participação dessa vez. Iupppppppp
    Tá lá no blog.
    Volto pra ler com calma o sua linda participação e comentar.
    Beijos
    http://lucinhasdreamgarden.blogspot.co.nz/2012/06/blogagem-coletiva-amor-aos-pedacos-4.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lucinha,
      que bom que este mês você está connosco!!
      Fiquei super feliz. Já te inclui na lista. Logo mais passo para visitar sua participação.
      Agora tenho de ir trabalharrrrrrrrrrr.
      Beijos.
      Rute

      Eliminar
  3. Ah, ah, Rutinha! Adorei a tua sugestiva receita! Estás fresca, hein? Não dá agora para comentar tudo o que queria, acedi para te dizer que hoje publiquei mais cedinho:
    http://escolabela.wordpress.com/2012/06/15/questionamento_-4a-fase-da-bcap/
    E para ler o teu post, vou já dizer-te que adorei e partilho quase 100% o que escreveste, está mesmo belo!
    Muitos beijinhos e diz-me lá os dias possíveis para nos vermos!
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah, desta vez é um post mais picante :)
      Maninha querida, já inclui o teu link. No fim da tarde leio o teu texto.
      E 2ªfeira, almoçamos! Respondi por mail.
      Beijokas.
      Rute

      Eliminar
  4. Rute, que lindo teu texto... quando vi no meu blog o inicio da musica começei logo a cantar... ehehehe!!!

    Passei para tedizer que a minha pequenina contribuiçao para esta blogagem ja está postada!!!!

    Lindo mesmo teu texto!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida.
      Sempre assidua! Não falhas! Impecável.
      Ainda bem que a música te fez mexer e que o tema questionamento te fez remexer.
      Beijokas.
      Rute

      Eliminar
  5. Bom dia, Rute...

    Mais um questionamento no meu blog...
    Amei esse tema!!!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara!
      Já te inclui na listinha.
      Mais tarde passo lá para ler.
      Beijo!

      Eliminar
  6. Oi amiga Rute lindo seu questionamento...ah! mas não sei escrever lindamente como vc amada...mas fiz meu melhor!
    Suas palavras nos envolvem , são inspiradoras....
    O meu já esta lá no meu cantinho tá? Escrevi no meu estilo....
    Bejus
    Marly

    www.paraabencoarsuavida.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Marli,
      ahhhhhhh que isso! Você escreve maravilhosamente. Não esqueço seu 1ºtexto da coletiva sobre seu anjo particular.
      Mais logo visito seu questionamento. Estou curiosa de ler...
      Beijo!

      Eliminar
  7. Rute,excelente texto que traz para nós importantes questionamentos em relação a evolução do amor!Parabens por sua iniciativa!Deixo meu link tb:

    http://asasdosversosereversos.blogspot.com.br/2012/06/no-bolso.html

    bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Anne,
      sua participação está na posição 17. Só ainda não iniciei visitas às postagens da coletiva.
      Me aguarda querida.
      Beijo!

      Eliminar
  8. Oi Rute!

    Como estou só... vou responder a última pergunta: Meu almoço será um Pirão de Peixe.
    Adoro!

    E começando a Blogagem por aqui :)
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Valéria!!
      Pirão de peixe, que delicia!
      Agora vou ter de voltar para o trabalho, mas logo à noitinha, inicio visitas às participações. Não estou esquecida de ninguém, tá!
      Beijo!

      Eliminar
  9. Estes seus questionamentos são bem contemporâneos e as possibilidades são vastas neste questionar.
    Gostei, mas voltarei para ler com mais calma. Começo por aqui, mas serei lenta, pois meu dia está um tanto atropelado hoje,
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Norma,
      é verdade. Hoje as possibilidades vão ser fartas no questionar. Por isso decidi focar apenas o questionamento da dualidade entre amor visivel e amor invisivel.
      Os restantes participantes se encarregarão das demais interrogações.
      Beijo além-mar.
      Rute

      Eliminar
  10. Puuuuuuuxa, Rute, que maravilha de participação..Passaste pelas fases todas dessa blogagem e creio, nessa te superaste. Lindo e o bom é saber sair bem dos questionamentos e aprender com cada um deles. beijos,ótimo fds!chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Chica.
      Sério!? Você acha que este foi meu melhor texto?
      Obrigada querida.
      Grande beijo!

      Eliminar
  11. Espetacular seu texto, Rute. Como escreves!

    Eu também cozinhei, passa lá pra você ver e questionar se for o caso.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Van,
      vou sim, ver seus cozinhados...
      Mas vou devagar, porque é final de semana puxada, dai que se eu demorar a visitar sua participação, não se preocupe. Posso tardar mas não falhar.
      Beijo!

      Eliminar
  12. Olá Rute,

    Juntos evoluimos mais rapido. É isso, os questionamentos sao muitos. Deixar se levar somente pelo superficial pode nao ser a melhor coisa.

    Já postei minha participação hoje.
    http://lichiadoce.blogspot.com.br/2012/06/questionamento-bc-amor-aos-pedacos.html

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lú,
      acho que a "idade" ou a maturidade tudo traz e já não tenho paciência para entrar no jogo da superficialidade amoroso, não!
      Obrigada por avisar sobre sua participação.
      Beijo além-mar.

      Eliminar
  13. Oi Rute, não participei da última blogagem e nem desta, mas estou atenta e nas próximas eu estarei mais organizada.
    Sobre seu texto: é muito difícil evitar o imediatismo, às vezes a carência fala mais alto e, no outro dia, o arrependimento bate à porta de forma devastadora. Ao invés de nos deixar melhor, o imediatismo só piora as coisas. Transformar certos relacionamentos errados em amizade é bem difícil e complicado porque não é algo unilateral, depende da vontade de ambas as partes. Isso torna tudo mais difícil.
    beijos
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Edilma,
      mas ainda pode participar. Mesmo que publique amanhã ou dia 17, não tem problema.
      Sim, você tem razão que depende da vontade das duas partes para transformar um amor Eros em Philos. Nem sempre é fácil e por vezes o arrependimento de termos resistido bate à porta, mas se cedemos, mais cedo ou mais tarde nos arrependemos de deixar arrastar a situação até às últimas, lamentáveis, consequências.
      Obrigada por deixar sua opinião.
      Beijinhos. Bom final de semana.

      Eliminar
  14. Gostei do seu texto.Sabe eu sou de mil nove e troca o passo. No meu tempo as meninas namoravam à janela e nada sabiam de vida sexual. O sexo era tabu. Tive sorte ou o meu anjo da guarda me protegeu, já que casei com um homem que foi e é, meu marido, meu amante, meu professor, meu amigo, meu camarada. Daí a caminhada de 45 anos juntos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Elvira,
      que sorte!! Sempre quis um amor para toda a vida. É meu sonho, acredite.
      Concerteza você também é uma pessoa muito equilibrada.
      Obrigada por mostrar que um amor para toda a vida, não é algo inatingivel.
      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Rute, lindo seu texto, mais uma vez ;) Temos mesmo que evoluir, ou o que nos diferirá das bestas? E, certamente, nos questionarmos é um passo fundamental de todo o processo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano,
      que bom que o texto é do agrado de todos vocês.
      Sem dúvida que, ou evoluimos, ou seguir apenas os instintos só nos comparará a animais irracionais. Questionar retira-nos do estado vegetativo.
      Beijo além-mar. Muito obrigada por suas palavras sensiveis.
      Rute

      Eliminar
  16. Rute, querida, como sempre sua criatividade se transforma em um texto que nos faz pensar. A "amizade colorida" é mais um produto do nosso tempo, onde tudo é efêmero e ninguém parece muito disposto a construir algo sólido, apenas a buscar o prazer, pura e simples. Buscar ser feliz? Sim, claro. Mas que felicidade é essa que nunca se contenta, nada lhe basta? Estar feliz ou ser feliz? Não sei se isso é viver ou só mais um meio de se passar pela vida...enfim, não julgo, apenas vou avaliando e questionando quais são as coisas que quero para mim :)
    Mais uma bela fase da blogagem! Minha participação, que tarda, mas não falta, rs. Beijinhos!

    http://casacoisasesabores.blogspot.com.br/2012/06/blogagem-coletiva-questionamento-e-um.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Adri,
      já andei muito perdida nesse conceito de "amizade colorida". Inicialmente a pessoa pensa que não quer estar "fora de moda". Inocentemente até conclui que evoluir passa por aceitar novos tempos, novas vontades. Mas esses são momento enevoados, onde falta o discernimento. Com a maturidade, tudo começa a clarear. E conseguimos enxergar a situação puramente nitida quando estamos em equilibrio interior.
      É o desequilibrio, a carência e o medo que desnortea tudo.
      Beijinhos. Vou começar agora as visitinhas.

      Eliminar
  17. Rutinha,
    há que se questionar as escolhas feitas, só assim, corrigiremos o rumo e é de grande ajuda teu enfoque preciso:sexo ou amor?
    Eu escolho a simbiose do amor consciente.Da comunhão partilhada nos interesses mútuos.
    Aparar arestas, acertar os ponteiros,afinar os passos na busca do reino do Trevo como morada ideal.
    Iluminando as questões do amor inteiro, vc nos presenteia com a claridade de teu texto.Uma belíssima participação, amiga.
    Que haja sempre trevos em teu caminho.
    Bjos, querida,
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida Calu,
      não podemos esquecer que nós somos os maiores responsáveis pelos caminhos que percorremos. Ninguém mais tem maior responsabilidade do que nós mesmo. Dai a importância de parar para reflectir e questionar. Aceito, não aceito? Vou pela direita? Vou pela esquerda?
      É fácil culpar os outros. É dificil assumir que a culpa nunca morre solteira.
      Assim vamos levando a vida, limando arestas, acertando os ponteiros, tal qual você sabiamente falou.
      Obrigada pelo elogio.
      Beijo transatlântico!
      Rute

      Eliminar
  18. Oi Rute,
    Às vezes acho que o problema de todas essas dualidades que a sociedade fala que devem ser seguidas é que temos de fazer escolhas,ou se é isso ou aquilo,e nunca podemos ser os dois,porque são lados opostos e diferentes.
    Mas por quê não podemos juntar duas ideias em uma coisa só?!
    Acredito que ninguém saiba responder a essa pergunta simplesmente porque ela não tem uma resposta,afinal se conseguimos acumular tantas funções como seres humanos,porque não juntar ideias opostas e chegar ao amor?!
    Muito bacana o texto,adorei,abraço,=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Suu,
      no esoterismo aprendemos que a dualidade é ilusória. Temos o conceito dual tão enraizado em nós que fica dificil libertarmo-nos do velho paradigma.
      Concordo em absoluto com você: supostamente não devia existir a escolha.
      Ou por outras palavras, escolhendo um, estariamos em simultaneo escolhendo o outro.
      Só que há sempre quem goste de viver nas margens e nunca no equilibrio do meio.
      Beijinhos querida. Grata por deixar sua opinião verdadeira.
      Rute

      Eliminar
  19. Rutinha... Hello... eu nao estou na lista!!!!... ehehhe esqueceste de mim??? :S

    Olha, a Lina??? Nao participou?? nao a tenho encontrado p0or aqui...passa-se alguma coisa??? Se quiseres responde para o meu mail!!!!

    Beijocas querida!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhhhhh Margarida, desculpa! Não sei de fato o que se passou. Ou aliás, até sei!! Tenho a minha filha em casa de férias e está sempre a interromper-me para que eu liberte o computador para ela :(
      Então, de manhã na azafama de despachar tudo para ir para uma empresa-cliente, escapou-me a tua participação.
      Olha fazes questão que eu puxe a participação para cima? Ou pode ficar na posição 49.
      É que se eu puxo para cima pode se dar o caso das pessoas que já vão a meio da lista, não visitarem a tua.
      Quanto à Lina também estou a estranhar... inclusive porque não participou na Teia também.
      Mas amanhã pergunto-lhe directamente. Agora ando aqui a tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo.
      Beijinhos. Desculpa mais uma vez.
      Rute

      Eliminar
    2. Margarida já estava linkada e acho que ela correu o olho e não viu a 23ª linha de links...

      Eliminar
    3. Tem razão Luma!
      Eu também não dei com a linha 23! Vou retificar a duplicação.

      Eliminar
  20. Maravilhoso seu texto como sempre minha querida Rutinha. Atualmente acho que o mais importante é o amor. Porque com o passar do tempo, o interesse sexual vai embora, e acho até natural que isso ocorra. Enquanto que o amor é o que perdura ao longo do tempo. Um relacionamento baseado somente no âmbito sexual não tem futuro. No entanto, um relacionamento baseado no amor, no companheirismo, na confiança, tem tudo pra dar certo.O duro é quando tudo isso junto se esvai como um passe de mágica. Amei a refeição, tudo a ver com o tema rsrs. Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy querida,
      houve um momento em minha vida, na altura em que acreditava no que me forçavam a acreditar, que fiquei super preocupada com esse "com o passar do tempo o interesse sexual vai embora".
      Ai comecei comprando livros sobre a "3ªidade da sexualidade"... Tinha eu, 30 anos na altura.
      É claro que antes disso, sempre tive meus conceitos de amplo amor e sempre amei com corpo e alma, mas perante as circunstâncias e perante as pessoas que me cercavam, tudo parecia uma ilusão particular em que ninguém mais acreditava (da minha geração claro).
      Hoje percebo que pertencer a uma minoria de pensadores não é estar fora de tom, mas sim ter uma visão maior do que certas pessoas não enxergam.
      A sexualidade não acaba nunca. Porque sempre haverá o interesse por acarinhar, beijar, aconchegar, dar e receber calor humano, dar e receber AMOR . A penetração é um pequeno pormenor no meio de tantas outras sensações. É claro que faz parte, mas não tem de modo algum O papel principal.
      Beijinhos. Adorei sua participação sobre Questionamento na Maternidade.
      Rute

      Eliminar
  21. Olá Rute,
    Estamos nos questionamentos da vida e da blogagem coletiva. Amor e sexo...Sexo e amor. Hoje vemos como tudo mudou. Os valores. Por um lado está melhor, mas muita coisa se perdeu nesse caminho.
    Adorei estar por aqui.
    Beijos mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Teresinha,
      é costume falar: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
      Mas o que é fato é que a necessidade que o ser humano tem de se sentir amado, não muda nunca. Mesmo as pessoas que querem ficar fora do "sentir", seguindo o caminho do sexo sem sentimento, acabam se questionando, que troca é essa que nos deixa vazios?
      O verdadeiro amor deixa-nos cheios, transbordando de bons e poderosos sentimentos.
      O amor de mentirinha deixa-nos com sensação de ressaca alcoolica.

      Obrigada pela visita, participação e comentário. Também adorei passar pelo seu tema: Sócrates, Eros, Philos e Ágape.
      Beijos mil.
      Rute

      Eliminar
  22. Oi, Rute! Cheguei, tarde e a más horas, mas vim. Não podia deixar de participar, mas estou numa fase um pouco estranha. Ler o teu texto foi muito bom, penso exatamente assim: no amor nada de mascaradas, o instinto não é amor, mas às vezes confunde-se...
    Vou tentar visitar as participações, é bom ler para refletir.
    Beijinhos, maninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Lina,
      ansiava pela participação do Aroma do Café. Notei tua falta na Teia Ambiental e durante o mês de Junho em geral. Senti que devias estar a atravessar um momento dificil. Espero que a leitura da 4ªfase te ajude a iluminar as ideias. Que seja combustivel para viagens filosoficas aos reinos que mais precisas. Usa de equilibrio e ponderação em todos eles, não deixes que as sombras de espadas predominem.
      Beijinhos maninha.
      Rute

      Eliminar
  23. Mau mesmo é não dar o valor devido ás cartas desgastadas que já nos fizeram jogar e vencer.
    O tempo arrasta e arrasa os mais fracos. Temos que resistir
    "Está na hora de pegar o instinto animal e evolui-lo a novo patamar".
    É a grande verdade de uma vida.
    Na sexualidade tem que existir animalidade. Não somos nós animais?
    Mas animalidade consciente dos dois. Não horas marcadas ou locias obrigatórios. Sexo com amor é na hora que apetece e no local (recatado) que não dá tempo para mais nada.
    A vida de felicidade é um somatório de coisas boas que concordam elipticamente com qualquer género (masculino ou feminino) ou ser.
    Um bom fim de semana.
    Estou a tentar visitar todos os blogs.
    Mas como é fim de semana, vou até uma "barraca" que possuo e onde não tenho telefone, televisão, 'celular', mas oiço o Rio Minho correr e os pássaros cantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Torres,
      sinceramente também não percebo a paciência das pessoas que a toda a hora começam jogo com baralhos novos. Por um lado percebo aquela coisa "da descoberta" e tal e coisa. Mas por outro lado, nos baralhos imaturos as cartas virgens ainda grudam muito umas às outras, escorregam, e por serem tão vistosas até se pode dar o caso de serem roubadas!
      Conotações à parte, a monotonia só se instala se a criatividade tirar férias da relação. Porque haverá sempre territórios desconhecidos onde se pensa que já se conhece, não é mesmo? Voto nessa, da animalidade consciente dos dois ;)
      Continuação de bom fim-de-semana no retiro espiritual.
      Abraços.
      Rute

      Eliminar
  24. Oi Rute!
    Perfeito!
    Hoje tudo gira em torno de sexo e este permite um prazer tão fugaz que não acompanha todas as dúvidas e questionamentos de um relacionamento pautado em sentimentos mais fortes.
    Me desviei um pouco do amor no meu texto, mas participei.rsss
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      terminei agora de ler sua participação. Gostei imenso de encontrar por lá nova perspectiva em relação ao tema questionamento. Não vejo nenhum desvio por lá. O Amor está em todo lado. Ele é tudo. Assim como a fugacidade que vc menciona no seu comentário, também está por todo lado.

      Voltando ao seu post e ao questionamento sobre Deus, até nesse subtema amoroso verificamos a existência de prazeres fugazes de quem enche a boca com Deus quando é apenas supercialidade espiritual.
      Muito grata por ter alargado o ambito ao questionamento maior.
      Beijo além-mar.
      Rute

      Eliminar
  25. Em tempos de rapidinhas, o sexo tântrico fica dentro do armário. A proposta é boa e adoro o ritual, mas sabe que a modalidade chega até nós já deturpada. Eu queria saber em que pé da história, decretaram que o sexo é algo sujo. Difícil falar sobre o assunto, pois as pessoas não sabem falar de sexo e se não sabem falar, é porque muitas vezes não sabem fazer. A intimidade vai além do contato dos sexos e a sintonia conquistada repercute em nós criando uma aura de bem-estar. Pessoas felizes sexualmente, dificilmente vêem amargura na vida, principalmente depois que os ânimos se aquietam ou que a idade acalma os fogos, quando enfim, não mais escravos da sexualidade, poderão dar-se as mãos, olhar nos olhos e dizer: Até que o sexo não nos separe. Amém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luminha Show de bola.. e realmente disse tudo "Pessoas felizes sexualmente, dificilmente vêem amargura na vida, principalmente depois que os ânimos se aquietam ou que a idade acalma os fogos, quando enfim, não mais escravos da sexualidade, poderão dar-se as mãos, olhar nos olhos e dizer: Até que o sexo não nos separe."
      Per fei to.
      Mas como sempre temos a mania de julgar e mais ainda pré-conceituar o que pouco conhecemos... magina fazê-lo bem !!!! rs rs sexo para mim como tudo que advém do amor e ele também é uma arte...vive-se e aprende-se com o tempo.
      Bjs
      Debby :)

      Eliminar
    2. Que bom que gostou, Debby! Sinal que casamos nossas ideias ;) Beijus,

      Eliminar
    3. Oi querida parceira,
      quem falou que o sexo é suuuujo? Eu adoro sexo!
      O que eu acho é que o sexo banal não tem sentido. Pelo menos para mim. O Tantra é entendido de forma deturpada, sem dúvida. Muitas pessoas simplesmente pensam que o Tantra é apenas sexo prolongado de horas e horas. O objetivo vai muito além. O Tantra trabalha a kundalini de modo a concentrá-la, potenciá-la, fazendo-a ascender aos chakras superiores (3ªvisão e coroa). A evolução consciêncial depende do equilibrio do masculino com o feminino dentro de nós. Uma noite de amor pode e deve constituir uma escalada para a evolução do Ser através do contato dos sexos e das auras energéticas. Mas se o sexo for destituido de amor, a simbiose yin/yang não acontece porque não é a união que está sendo celebrada, mas sim a individualidade e a satisfação egoista.
      Era aí que eu queria chegar...
      Beijo além-mar.
      Rute

      Eliminar
  26. Olá Rute! Já postei a minha participação! Obrigada pelo "toque de alerta", tenho andado tão ocupaa que ia mesmo deixando escapar esta participação.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anouska!
      Inclui o link na lista e em breve visitarei a tua participação.
      Beijinhos.

      Eliminar
  27. Gente,
    lamento a demora em chegar nos vossos blogs mas estou visitando as pessoas que esqueceram de postar, avisando que estamos em pleno dia D!!
    Peço-vos que cultivem a paciência comigo. Logo logo, leio vossa participação com agrado.
    Beijo além-mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  28. Adorei a música da Rita! E, não é demais dizê-lo, a vossa iniciativa de nos pôr a falar de amor... e sexo! As abordagens que li (e não li todas) foram tão variadas, que só por si tornaram a blogosfera uma fonte de perspetivas diferenciadas! Com teorias ou sem elas, o amor e o sexo são importantes de viver, mas definições são praticamente impossíveis de conseguir... :)

    Beijocas e obrigada por me porem a escrever sobre um tema, que raramente abordo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Teté,
      o objetivo é mesmo esse abrir a mente às várias perspetivas. A gente só "cresce" quando consegue ver a vida de diversos ângulos. Ninguém é dono da verdade. Há muitas verdades e cada verdade adapta-se ao estado vibracional da pessoa.
      Interessante será agora, conjugar e reintegrar tudo num só. A 5ªfase aguarda por nós!!!
      Beijinhos muito gratos de ter você conosco.
      Rute

      Eliminar
  29. amiga vou já postar peço desculpa a todas,um abraço para todas beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal querida. O importante é que não faltou. A data certa só serve para a gente se organizar, de resto tem a importância que têm. Bjs. (ainda vou demorar a chegar à sua participação)

      Eliminar
  30. Oi Rute
    Tarefa dificil esta. São muitos blogs e ainda tem os que esqueçem, mas vale a pena ter tantos olhares sobre um mesmo tema.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Norma, as pessoas nem imaginam a trabalheira que isto dá. Mas para mim é muito prazeroso e você me entende porque está acostumada a organizar blogagens. Não reclamo de nada. São 60 participações mas poderiam ser 100 que ficaria ainda mais feliz de ter oportunidade de enriquecer minha visão sistémica. Sou muito grata a TODOS!
      Algumas pessoas enxergam o comentar como obrigação, inclusive só visitam se o seu blog for visitado, mas quem perde é quem não lê. Eu não contabilizo as pessoas que passam por aqui. Sigo minha peregrinação gostosa pelas participações, amando de forma incondicional.
      Beijo no seu coração.
      Rute

      Eliminar
  31. Já postei, realmente não costumo esquecer,mas a vida às vezes não corre como queremos sabe amiga"pensandoemfamilia"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Xunandinha. Também já me aconteceu esquecer blogagens. Só não esqueço esta porque tenho a responsabilidade de organizar e tornar possivel. Beijo. Avisarei com agrado, sempre que seja necessário.

      Eliminar
  32. Rutinha querida,

    AMEI a forma como você abordou esta fase.....como sempre de forma perfeita minha irmã!

    Tudo na nossa vida com o passar do tempo, vamos evoluindo e expandindo nossa consciência sempre afinando e melhorando nossa energia e vibração........e não poderia ser diferente com o sexo.
    Não quero parecer arrogante e nem querer me aparecer, mas sexo para mim sempre foi tão natural quanto respirar.......porque sempre fluiu naturalmente.
    Na época da minha juventude no despertar da sexualidade, e hoje com minha maturidade física e interior, é lógico que tive algumas transformações modificando meu modo de pensar.
    E estando num relacionamento de 15 anos em que a sintonia e afinidade estão presentes no nosso dia a dia: em cada atitude, em cada palavra, em cada olhar......juntos crescemos, evoluímos e estamos num outro nível de cumplicidade, que vai muito mais além do físico, é uma união de almas.....em que cada momento sexual, é um transcender de energias.

    Adorei a receita, muito inspiradora!!!

    Tenhas um Domingo Maravilhoso e Iluminada minha flor!!!
    Beijos em seu coração!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luminosa Lú,
      sinto tanto a falta de seus posts na BCAP. Sou muito grata por seu comentário.
      De fato conforme vamos expandindo a consciência, vamos afinando nossa vibração.
      Sem dúvida que no sexo acontece igual.
      Sexualidade ignorante se transforma em sexualidade sábia.
      Errado é ficar na escola primária do sexo e não querer tirar mestrado ou master degree.
      Te adoro minha irmã de luz.
      Beijo no seu coração.
      Rute

      Eliminar
  33. Rute, me vi no texto...

    Falou tudo qdo disse que enquanto estamos "bem bonitas, gostosas" somos aceitas, mas com o passar do tempo e principalmente depois de gerar um filho, tudo muda... e as agressões verbais diárias? Dia a dia, incansavelmente repetidas... e de noite nos quer linda, loira, alta e japonesa....
    Infelizmente não é assim. Não com a gente que busca muito mais do que um papel assinado no cartório. Não eu, não você!
    E recomeçamos de novo... e de novo e de novo... enquanto há vida, há esperança, há amor, há sexo... há o que a gente quer que haja....

    Beijos... amei ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah Clara, essa é nota 10: linda, loira, alta e japonesa.
      Logo eu que sou morena, 1.62m e portuguesa :)
      Obrigada por suas palavras amiga. Assino em baixo de tudo o que vc falou.
      Beijo! Também amei ler o seu post que fala na normalidade que nada tem de normal.

      Eliminar
  34. Rute,

    Separação não é nada bom, mas já que tem que acontecer, a melhor forma é resolver com maturidade, e conservar a amizade.
    Sou muito amiga do meu ex marido também. Não guardei mágoa, apesar de ter sido um choque na época.
    Já fez 10 anos que isso aconteceu Rutinha, e amar novamente, é complicado.
    Descobri que minha felicidade não depende de nenhum ser humano.

    E os questionamentos estão por toda a parte.

    Desejo muitas felicidades na sua vida.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucinha,
      obrigada querida. Desejo igual para você tudo o que desejo para mim.
      Um dia nossa "boa sorte" vai chegar. Aliás, eu não posso falar que o que chegou até agora foi "má sorte" porque me ajudou a crescer e me reencontrar. Espero ter sido útil a quem também passou por minha vida.
      Beijo de agradecimento. Vê se fica com a gente na 5ªfase.
      Rute

      Eliminar
  35. Amigas e amigos,
    estou indo devagarinho nas visitas tá?
    Dando uma perninha aqui nas respostas aos comentários e avisando as pessoas que esqueceram de postar. Lembro que até dia 17 ainda estamos recebendo participações, por isso verifiquem a lista que vai aumentando de dia para dia.
    Beijo bem português!
    Rute

    ResponderEliminar
  36. O SILÊNCIO LIGA-ME AO MUNDO
    Vem ouvir mil palavras do meu silêncio


    Mágico beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Profeta.
      Engraçado que o livro que estou lendo de momento é "O Profeta" de Kalik Gibran.
      Beijo mágico tb pra vc.

      Eliminar
  37. "Amar de forma suprema é perdoar. Amor incondicional."
    Os questionamentos, as dúvidas, as respostas não concluídas nos rodeiam, mas se o respeito, cumplicidade e amizade andam juntos...Vamos embora...para quê querer saber tudo???
    O tempo nos faz amadurecer e perceber todas as respostas que chegam até nós.Algumas não precisam ser ditas, esse mesmo tempo se encarrega de mostrar...
    Adoro a música da Rita Lee...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Bel,
      tenho te encontrado por aí, amando de forma incondicional todos os participantes. Que linda que és! Visitando todos, dedicando a todo seu amor e gentis palavras.
      Grata por estar conosco nesta caminhada através dos pedaços de amor.
      Beijo além-mar.
      Rute

      Eliminar
  38. Rute, seus escritos são profundos. Este, por excelência, está perfeito. Saltou-me mais isto: "Cansei de ser forçada a conquistar o mundo, a alinhar no feitiço. De ser tratada como um baralho que enquanto novo e vistoso, é idolatrado, mas se apresenta desgaste, logo é descartado. Sinto pena porque tudo e principalmente nós nos tornamos descartáveis. Estamos na era das futilidades, do supérfluo. "Para mim, chega de dualidade, chega de mascaradas! Está na hora de pegar o instinto animal e evolui-lo a novo patamar." Você merece parabéns! Felicidades! Vc já tem algum livro publicado? Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria Luiza,
      a Isabel de Matos bem me tem atazanado o juizo para publicarmos um livro, mas ainda não há nada não. Quando o livro sair, te aviso ;)
      Grata pelos parabéns. Vocês todos também estão de parabéns. A diversidade de visões brindou mais uma vez a nossa abençoada coletiva.
      Vamos em frente! A 5ªfase espera por nós.
      Rute

      Eliminar
  39. Ó minha pequena! Já respondi ao teu comentário lá na minha participação. Amanhã falamos melhor...
    Bom, eu queria comentar melhor este teu texto, mas não há muito mais para dizer do que disse já... tu falas da tua experiência interior com grande mestria, é algo belo de se ler, aliando-a aos conceitos e práticas que te fazem sentido, é verdadeiro e por isso nos chega e toca.
    E vês aqui a Maria Luiza a perguntar se já tens algum livro publicado? ;) Pois...
    Muitos beijinhos, amo-te
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha Isabel do meu coração,
      é tão bom caminharmos juntas por estas estradas coletivas de reflexão. O nosso almoço de ontem foi mais uma fonte de lampejos e revelações. Palavras para quê? De qualquer forma, obrigada por todos os comentários carinhosos.
      De fato, ultimamente anda tudo a fazer sentido, muito sentido mesmo. Nunca vi tão nitido os nós da vida. A clarividência começa a permear a minha vida. Sou grata.
      Beijo.
      Rute

      Eliminar
  40. Rute

    Sempre deixo para ler seu post com calma e fico maravilhada o quanto posso tirar de ensinamentos através dele. Juntos evoluímos mais rápido e estar só d´espaço para muitos questionamentos que podem levar a outros patamares. Não é só de sexo que vivem o homem.

    Já postei minha participação e esta fase o meu atraso foi demais. Sem comentários.
    http://mamyrene.blogspot.com.br/2012/06/blogagem-coletiva-amor-aos-pedacos-4.html

    Uma ótima semana

    Beijos

    ResponderEliminar
  41. Rute,
    os seus textos são maravilhosos. Dá vontade ficar lendo sem parar. Bom quando acaba o amor e fica amizade. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Virginia,
      obrigada. Também adorei sua força subtil de questionar: onde anda o amor?
      Beijo além-mar. Nos reencontraremos na 5ªfase.

      Eliminar
  42. "O amor é uma sensação de aconchego e paz." Quando somado ao sexo... tudo se completa.

    Tenha uma ótima semana, Rute!

    Fica com Deus!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Susy,
      obrigada pela visita. Procurei sua participação mas já percebi que só veio dar seu carinho.
      Grande abraço.

      Eliminar
  43. florizinha do meu coração...
    SAUDADEEEEEEEEEE

    rs
    ah. que coisa, você tinha que morar tão longe.
    deu uma vontade de abraçar você agora
    e agradecer... mil vezes
    por este riquíssimo texto.

    Sexo ou Amor?
    Confusão de Definições e sentimentos que acabam nos deixando prisioneiros do egoísmo e da imaturidade alheia e pessoal.

    ah Rute... gostaria muito de falar contigo, mas não tenho o seu email.
    queria falar e esclarecer umas coisas.

    deixo o abraço sincero pra você.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Liliane,
      já respondi lá no seu blog. Te deixei meu email.
      Muito grata também a você por se manter conosco e com grande entusiasmo. Que bom!
      Beijos.

      Eliminar
  44. Oi Rute!
    Que lindo e maravilhoso teu texto. Você colocou tão bem as fases do amor e seus questionamentos. Mas o final com o trevinho arrasou, parabéns!! Bjs e até a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ieda,
      fico muito contente com vosso feedback. É bom quando a gente consegue transmitir às pessoas o que vai na nossa cabeça e no nosso coração.
      Bjs e até a próxima fase.

      Eliminar
  45. Rute, seus elogios são característica de liderança: motivadores! Um BC tem sempre que ser bem coordenada para render bons frutos, vcs, as organizadoras, estão indo muito bem =)

    Um texto multifacetado, muitos fios que conduzem para fora, muitas possibilidade de reflexão. Adoro quem fala sobre sexo porque é algo que falta na sociedade hoje. Falar com naturalidade, não cheio de "poréns" ou com medo de ferir suscetibilidades. Mas há também o oposto, quem fale de sexo insistentemente para exibir uma felicidade sexual que provavelmente não exista e precisa ser provada; para os outros e para si mesmo. Aí também não dá, empobrece. Rebeldia sem causa, né? rs

    Amor é 2 em 1, amor e sexo, é verdade. E essa coisa de sexo de qq maneira, só pra não encarar que no relacionamento não falta sexo, vai capengar o amor. Sem contar que segue a máxima capitalista da importância da quantidade em detrimento da qualidade. Que não haja a preocupação com a frequência; menos, lento e melhor. Sempre melhor. É por aí.

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Michelle,
      o sexo é como blogar: menos, lento e melhor.
      Tudo em nossa vida precisa ser melhorado e menos superficializado.
      Estamos em sintonia!
      Grata pelo reconhecimento da boa liderança da organização.
      Estamos tentando dar o nosso melhor.
      Grande abraço.

      Eliminar
  46. Oi, Rute!

    Dessa vez, não me foi possível participar,mas, estou prestigiando os participantes. Questionar é sempre uma forma de resolver a crise, pois, nos leva a examiná-la, a analisar os prós e os contras, e a tomar decisões. No fim, sempre saimos vencedores, de nossa natureza, que nos impele ao imediatismo, e a aversões a tudo que nos façam refletir. Excelente texto, como sempre.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Socorro,
      que pena! Ainda fui lá no seu espaço, dar carta branca em termos de tempo. Pode postar para a 4ªfase quando quiser.
      Grata pela visitinha e comentario.
      Beijos.

      Eliminar
  47. Oi Rute, um pouco atrasada para ler os posts da quarta fase, mas não podia deixar de vir para me encantar com sua participação sempre maravilhosa! Estou firme na próxima fase. A última... que pena! Bjks Tetê - Avaliando a Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Teté,
      qual atrasada menina! Aqui não tem hora marcada. Vem quando puder e quiser.
      Será sempre um prazer receber vocês aqui no PPP.
      Vamos aproveitar bem a última fase. E quem sabe para o ano 2013, há mais!?
      Beijos.

      Eliminar
  48. Minha amiga,muito grata por me lembrar,pois ando atribulada com mudança de casa da minha mãe,que não quer,mas precisa e o cérebro está praticamente sem espaço.Bjs no coração!!!Fica o link:
    http://rumoslibertadores.blogspot.com.br/2012/06/bcap-4fase-questionamento.html#comment-form

    ResponderEliminar
  49. Faltou o principal que não muda muito.Tezto de excelência.Vou tentar fazer as visitas.Arranjar tempo!!!

    ResponderEliminar
  50. Grata Zilda. Inclusive por ter avisado por email também.
    Amanhã visito sua participação. Que bom que vc ainda arranjou um tempinho para postar.
    Beijussssssssssssss!

    ResponderEliminar
  51. Olá Rute :D!

    Maravilhoso!! *Aplaudindo de pé*

    Adorei este post, amei o pensamento transmitido e banhei-me na sua espiritualidade.
    Concordo que o Tantra seja atraente não só pelo processo espiritual mas principalmente pelo que vai para além dele e o que dele resulta - um espectáculo.

    Gostei tanto da tua abordagem do tema que esqueci os bons modos (lamentavelmente): obrigada por teres visitado o meu blogue (Etnias: O Bisturi da Sociedade). Serás sempre bem-vinda por lá.

    Parabéns pela participação.

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  52. Demorei mas cheguei!!! rsrs ...

    Adorei o texto, o tema, os questionamentos ...

    Já estou pensando no que postarei na próxima fase!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  53. Olá,
    "O tempo foi teu amigo
    Mandava-lhe ventos favoráveis
    Mandava-lhe o orvalho da manhã"...
    (Simone Martins)

    Amor, paz, consciência... SEMPRE...
    Cheguei agorinha da Missão e agradeço o seu comentário atencioso.
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  54. Obrigada minhas queridas Max, Carol e Rô.
    No meio de tantas participações é natural que todas nós demoremos a chegar. Mas é bom assim, não é? Muitas e diversas perspetivas a absorver. Tudo nos enriquece. Grata por deixarem vosso carinho em formato de comentário.
    Beijos de muita paz e agradecimento.
    Rute

    ResponderEliminar