01 dezembro 2012

SIRVA SAÚDE AO PEQUENO ALMOÇO

"Abre-te sesamum" ao meu conhecimento, mostra-me a virtude que Deus guardou oculta dentro de ti, ó semente. Em ti e em todas as sementes de vida, em todos os reinos, repletas de potencialidade de dar frutos. Deixai vossas propriedades beneficas alimentar nossos filhos. Super alimentos, tesouros depreciados pelo homem que pensa que só o que é grande ao olhar, enche a barriga.
Pequeno almoço à americana? Ovos de galinha e bacon de porco?
Que tal, pequeno almoço à vegetariana? Ovos de plantas e queijo de tofú?
INGREDIENTES:
Café coado - mistura de pó café com café de 5 cereais torrados;
Alecrim fresco para aromatizar o café;
Pão de centeio;
Queijo creme de barrar - Tofu;
Sementes de gergelim (sésamo) torradas;
Sementes de chia torradas.
CONFECÇÃO:
As sementes são levemente torradas numa frigideira anti-aderente, arrefecidas e guardadas em vidro. Duram estaladiças bastante tempo em local fresco, fechadas hermeticamente.
Para o café, coloque o alecrim fresco dentro da chaleira onde cairá o café coado (café de saco). De preferência beba café sem adoçar. Este café como é fraco, bebe-se bem sem açúcar.
Torre as fatias de pão de centeio, barre com queijo creme de tofu (0% colesterol ruim) e povilhe de sementes torradas.
Além de super aromático, é um café da manhã super vitaminado, rico em cálcio, fósforo, magnésio e fibras.  Tanto o gergelim como a chia possuem propriedades de redução do colesterol ruim. Promovem uma sensação prolongada de saciedade, evitando que se coma muito, apesar de serem extremamente saborosas as sementinhas torradas.

27 comentários:

  1. HUmmmm saudades Ritinha!!!!Delícia, como eu sou totalmente vegetariana, quase totalmente, ainda me apego aos ovos das pobrecitas galinhas :(, adoro sementes, bom almoço no restaurante vegetariano todo dia, amei está receita. Levo minhas tendências vegetariana para casa e o povo quer me trucidar mas enquanto sou a cheff na cozinha que aguentem rsrsrs!!! Ador suas contribuições com muitas saudades de Bloggar! Mas também não contei, 29/7 apareceu uma gata malhada no telhado. Prenha. Subi no telhado e peguei a danada q fugiu 3 vezes e eu subi 3 xs. levei ao Vet que mandou trancar a bichinha em casa ate dar cria senão daria cria no telhado....Nasceram em 11/8, 6 lindos gatitos, 3 femeas e 3 machos...todos batizados e a gata mãe chama Ruby. Vou te mandar o link do Facebook para você ver os bixanos:

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.252327528217953.54583.100003221233627&type=3
    Beijokas de mel e ótima sexta-feira abençoada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sun,
      que bom rever você por aqui. Ainda mais pela linda noticia da gatinha-mãe com os 6 filhotes. Que familia grande hein! Por falar em familia, aos poucos sua familia vai-se habituando com o vegetarianismo e qualquer dia não vão querer outra coisa. É uma comida saborosa que enleva, não é mesmo? Vegetarianismo e espiritualidade tem tudo a ver. É muito bom para práticas espirituais. Leva-nos mais perto da energia sutil.
      Beijinhos.
      Rute
      (vou ver a foto)

      Eliminar
  2. Rute, acredita que há pouco tempo comprei gergelim pela primeira vez na vida, como você adivinhou? Acho que não sabia muito o que fazer com gergelim, por isso nunca tinha comprado, rs. Comprei pra tentar fazer tahine caseiro, mas meu processador está avariado, coitado (eu mesma que quebrei, confesso, rs). Gostei de saber que posso guardar gergelim já tostado. Troco o café da manhã americano pelo vegetariano, sem nem pensar, tanta gordura e logo no começo do dia não pode fazer bem. Espero que esteja bem! A Gina já contou que pudemos nos conhecer pessoalmente? Conversamos muito, foi muito bom! Um beijo bem grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Adri,
      quem me dera conhecer pessoalmente vocês também. A Gina ainda não me tinha falado nada. Vocês fizeram algum post a relatar?
      Quanto às sementes de gergelim torradas são ótimas em qualquer prato. Você precisa deixar elas torrarem até soltarem o cheirinho bom. Frigideira anti-aderente e mexer com colher de pau para não deixar queimar, embora o lume seja fraco. Coloca por cima de arroz cozido ao servir, ou em legumes salteados, ou na sopa. Excelente topping.
      Beijinhos mil.
      Rute

      Eliminar
  3. Rutinha, minha amiga!
    Vim aqui contar a novidade, mas a Adri já se adiantou. Você não imagina que maravilha foi nosso encontro. Chegamos ao mesmo aeroporto, quase à mesma hora e ficamos hospedadas no mesmo hotel. Então, tive mais tempo para conversar com ela. Não fizemos um post específico sobre nosso encontro, porque foi um grande encontro de 70 blogueiros de gastronomia em São Paulo. No link a seguir tem fotos em que apareço com Rachel e com Adriana:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2012/10/encontro-gourmet.html

    Café com alecrim é totalmente novidade pra mim, mas as sementes de gergelim simplesmente adoro. Gosto de tostá-las também, para acender aroma e sabor. Que bom você me lembrar da chia, que está meio esquecida no armário.
    Desculpe só agora vir aqui, mas a minha vida tem mudado bastante ultimamente, sobretudo na questão do administração do tempo. Mas você sabe da força da nossa amizade.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gina, meu anjo brasileiro,
      nossa amizade é assim como as sementinhas, encerra dentro dela muita força de vida, não precisa de demonstrações fisicas, pois a força é por demais astral. Mas, bem que eu queria estar à conversa com vocês no aeroporto de São Paulo :)
      Verifiquei o link que você deixou. Amei ver as fotos. Foi um mega evento hein? Super bem organizado. E você sempre de máq. fotográfica ao pescoço. Grande jornalista, capturando imagens gourmet.
      Pois é, lembrar da chia esquecida no armário, convém mesmo. Dai eu ter torrado ela, também lembrei antes do final do prazo. O mesmo se pode fazer com outras sementes.
      Beijos de bom domingo.
      Rute

      Eliminar
    2. Na verdade, nem tirei todas as fotos que desejava, nem conversei o tanto que gostaria, apesar de ter ficado lá por muitas horas. A máquina é minha companheira até nas caminhadas pelo bairro...
      Tenho um post programado em que falo do meu encontro com Rachel e Nana (não sei se conhece, do Manga com Pimenta). Em breve!
      Beijos de além-mar!

      Eliminar
    3. Pois é, sabe sempre a pouco.
      Não, não sei quem é a Nana.
      Estou mesmo precisando conhecer blogs novos, pois os blogs conhecidos andam muito parados, assim como o meu (risos).
      Beijinhos sutis.

      Eliminar
  4. Oi Rute!
    Andava sumida!
    Não abro mão de meu café preto, mas um pãozinho com gergelim torrado , noooossa é muito bom! Meu café da manhã é bem simples, um iogurte, e pão com café.rsss
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      de vez em quando temos de dar uma sumida para arejar.
      Já somos duas com café da manhã simples.
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Sem dúvida ideias criativas de gosto peculiar, gostei. Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Bia,
      convém variar a dieta para variar a mente :) Abraço pra vc tb.

      Eliminar
  6. Rutinha,
    dica lida, dica anotada.Esta do café com alecrim, nunca experimentei, mas tô em cócegas pra fazê-lo.Hum, a torradinha está convidativa.
    Bjos e ótima semana.
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calú,
      amo café aromatizado. E com gengibre fresco voc~e já experimentou? Dá uma olhada na label Cafés/Chás e outros. Quando possivel responderei ao seu email, tá. Conte comigo.
      Beijinhos de boa semana.

      Eliminar

  7. Olá Rute
    Eu nunca tomei café aromatizado. Tenho alecrim no quintal, vou ver se meu paladar vai aceitar.
    E seu sanduiche está maravilhoso , com esta mistura de queijo com sementinhas. Já conheço e faço sempre.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lulú,
      é bom demais café aromatizado. Experimente também café aromatizado com casca de tangerina, ou com rodela de gengibre fresco, entre outras possibilidades.
      Beijos.

      Eliminar
  8. Adorei o post!!
    Beijos e bom final de semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Natália.
      Beijo e bom final de semana.

      Eliminar
  9. «Ovos de plantas» está muito bom, só mesmo tu! :))
    Os meus pequenos-almoços são muito repetitivos. Café, sempre. Pão com manteiga ou bolachas com queijo-creme... E nunca me lembrei de aromatizar o café... gostei da ideia que li aí de casca de laranja ou tangerina. O alecrim não sei se me convence, mas não custa tentar. :)
    Agora as sementes torradas, vou experimentar certamente. Depois te digo se fiquei fã. :)
    E o nosso café? Simples, aromatizado, mas não há meio de sair...
    Não sei se cheguei a dar-te o meu nº de tm. Vou tratar disso. Numa ida tua a Lisboa podia ser, não? Quero falar contigo!! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudinha,
      nós já falámos por telefone :)
      Bjs.

      Eliminar
  10. Ainda não sou vegetariana porque acho tudo muito difícil de confeccionar, a começar pelos ingredientes que não acho aqui onde moro, mas agrego elementos naturais a minha dieta. Gergelim, já faço uso, até mesmo o óleo para temperar a salada. Pão de centeio, café e todas as traquinagens também, mas quando vi o modo de fazer... não sei se consigo misturar café com alecrim, pois ambos são elementos tão fortes que aumentam a circulação do oxigênio no cérebro. Mas se a intenção é acelerar! Tanto melhor!! Acho que vou aproveitar as minhas próximas férias e me matricular em um curso de comida vegetariana :) Boa semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luma,
      fez bem alertar em relação ao alecrim com café. Ambos são estimulantes, porém o café que eu uso é café fraco, de mentirinha, 50% café + 50% de cereais torrados (soja, arroz, cevada, e não lembro mais mas sei que são 5 cereais torrados).
      E também tem outra coisa, tenho tendência para pressão baixa. Mas quem tem tendência contrária, para pressão alta, deve evitar estimular demais.
      Beijinhos. Obrigada por enriquecer o post. Desculpe a demora na resposta.

      Eliminar
  11. Rute, bem legal essa dica. As sementes, além de saborosas, são muito nutritivas.
    Moro em uma cidade muito quente, então, aqui é muito fácil alimentá-mo-nos apenas com saladas. Acaba sendo uma refeição prazerosa. Muita paz!

    ResponderEliminar
  12. Bem, que aspecto amiga!! ;)
    Tenho um desafio a decorrer neste momento no meu blog, não queres participar? Conto contigo!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  13. Querida Rute:
    Será que em 2013 = 6, estaremos mais sossegadas ?
    Esse ano 5 está uma loucura de atividades e mudanças !

    Outro dia - após muito tempo - comprei gergelim, e vou experimentar sua receita.
    Acabei de postar para a Teia Ambiental, pois amanhã não terei tempo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Rute, acabei de postar minha participação na Teia Ambiental deste mes. Muita paz!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia amigas,

    Piteca, já respondi lá no teu blog. Tentarei participar no teu desafio. Obrigada pelo convite.

    Flora, de fato 2012=5 está sendo um ano muito dinamico para mim. Ainda assim estou conseguindo gerir tudo com serenidade, mas inevitávelmente "roubo" tempo a umas atividades para conseguir executar outras. Conforme falei lá no seu blog, este mês não deu para participar por causa da formação profissional de ontem que me tomou o dia todo.

    Denise, obrigada por avisar. Apesar de não participar, concerteza visitarei as restantes participações da Teia deste mês.

    Beijinhos. Paz e bem tb para vocês.
    Continuação de semana luminosa.
    Rute

    ResponderEliminar