20 novembro 2012

5ºBOOKCROSSING BLOGUEIRO DA LUMA - Vamos libertar um livro?

Iniciativa do Blog LuzDeLuma
Uii não foi fácil, não!! Não estou me referindo ao desapego do livro, isso não tem problema para mim, mas sim da situação em si. Felizmente tirei foto em casa, pois no local do "crime" me enrolei de tal forma que em vez de tirar foto, bloqueei o telemóvel porque pressionei a tecla errada.
O livro que decidi libertar, é um livrinho de bolso com o essêncial sobre alimentação saudável. Tem textos introdutórios muito bons e depois desenvolve a problemática dos aditivos alimentares. Vocês sabem como é, aqueles Es todos que quando a gente lê no rótulo dos produtos embalados, fica incrédula com a lista interminável de Es-conservantes, Es-corantes, Es-antioxidantes, Es-estabililizadores e Es-edulcorantes (ver lista wiki aqui).
Agora a aventura:
O local escolhido foi o elevador do prédio onde tenho aula de Geometria Sagrada. A aventura começou em casa, preparando o livro com o banner, tirando foto de reserva... Lá em Lisboa, antes de tocar na campainha, retirei o livro e o telemóvel da mala. - Tudo a postos? Então vamos lá. - Abriram a porta do prédio lá de cima, entrei, fiquei aguardando o elevador descer. Assim que entrei no elevador, procurei com os olhos o melhor sitio para encostar o livro, mas aí, ao levantar os olhos, estava um senhor tentando entrar no prédio e quase "suplicando" com olhar expressivo que eu segurasse a porta automática do elevador para subirmos juntos. Foi nesse momento que me enrolei, porque no instinto de "sobrevivência" busquei pelo botão interior de fechar porta, antes que o senhor tivesse oportunidade de entrar no prédio. Que horror!! Vocês percebem como a sobrevivência é um instinto puramente animal?? A gente vira bicho em segundos para defender o objetivo! É claro que mexeu comigo esta reação pouco racional ainda que inofensiva.
Pronto, a má ação estáva feita e eu estáva prestes a realizar a boa ação, "oferecer" um livro. E quem sabe foi precisamente o tal senhor que pegou o livro no chão do elevador.
Vamos aguardar? Tomara que entrem em contato!!!
Assim termino a minha participação na excelente iniciativa de Bookcrossing Blogueiro da Luma, minha querida parceira de bastidores na BCAP.  Se quiserem participar têm até dia 16 NOV. Vos espero lá, no finalzinho da lista pois já vai longa. Um verdadeiro sucesso de "bilheteira" :)

56 comentários:

  1. rsss...Muito legal!!Valeu! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigado pela visita!!!
    Sinto muito mas quando eu voltei pro lugar que eu deixei o livro já tinham pegado!!!
    Tem que ser rápido!!!
    Pegaram em menos de uma hora!!!
    Bjs do Neno

    ResponderEliminar
  3. Rute,
    que aventura heim?
    Não se recrimine por um instinto, que básico, não o é danoso.
    Vai ver que foi mesmo o senhor que recolheu o livro liberto.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
  4. Que saudade de passar aqui!
    O que dizer? Estou torcendo que o senhorzinho tenha retirado o livro.
    Já se dizia que há males que vêm pra bem... Ou, dos males, o menor...
    O fato é que alguém fará bom uso do seu livro.
    O meu há libertei, mas contarei amanhã de que forma.
    Beijos, amiga!

    ResponderEliminar
  5. Rute,

    Amei lhe encontrar no BookCrossing Blogueiro!
    É engraçado que parece que estamos fazendo algo errado, e tudo acontece para mudar os nossos planos. Rs
    Deus sabe o que faz, e quem sabe esse livro estava destinado para esse Senhor. Gostei disso.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Olá minhas lindas,
    grata a todas pela visita e comentário. Chica, Nemo e Lucinha, adorei vossa participação e respondi por lá. Calu e Gina, irei visitar de seguida.
    Beijo grandão para cada.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Hahaha Estou tão acostumada a libertar meus livros por aí, que nem ligo mais se alguém está olhando - Muitas vezes perguntaram o que estava fazendo e quando eu explicava, a pessoa pedia o livro para ela. Mas eu entendo, como a Lucinha bem comentou, parece que estamos fazendo algo errado - a transgressoras (rs*). O Glauber, outro participante do bookcrossing blogueiro, ficou com medo que pensassem que ali tinha uma bomba. Para você ver onde chegamos!! Por falar nisso, estava lendo os jornais e fiquei bem triste com o que está acontecendo em Portugal. Não está fácil!
    Rute, não se apoquete! Assim que o senhor entrou no elevador, entendeu muito bem a sua intenção! Ou não, quem sabe o livro na volta, parou em algum outro andar? Bem, você vai saber o que aconteceu, se por acaso encontrar com ele em um futuro próximo e ele se lembrar do seu semblante, afinal, ficaram cara a cara :)
    Lógico que me diverti com a sua situação!! Obrigada por participar do Bookcrossing Blogueiro!!

    ResponderEliminar
  8. Rute, ri muito lendo e imaginando sua história. No ano passado, aconteceu algo similar comigo. Também resolvi deixar o livro na igreja, só que após a missa. Tirei o livro da bolsa, coloquei sob o folheto de missa e estava saindo quando percebi que o senhor, sentado atrás de mim, iria recolher o meu folheto (e me descobrir!). hahaha, Fiquei vermelha na hora e praticamente tirei o folheto e o livro das mãos dele, hahaha. Pra você ver como eu sou um fiasco nisso...mas o importante é que seu certo. E acho que você está redimida, porque foi em prol de uma boa causa, hahaha. Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Oi Rute!
    rssss
    Muito legal! Efica sempre a curiosidade não é? Sempre procuro ver quem pegou, fico muiiito feliz com o resultado.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute,
    Sabe que eu amei dar a carta de alforria para os meus livros? rsrs... Foi muito bacana essa libertação dos livros, só assim, outros poderão viajar pelas histórias esquecidas aqui e ali.
    Bom feriadão.
    Beijos mil

    ResponderEliminar
  11. Oi Rutinhaaa
    E ai tudo bem ???
    Estou aqui para dizer que indiqui o teu belo blog ao prêmio dardos.
    Bjs
    Debby :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueciiiii o link kkk

      http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/11/premio-dardos-entrando-no-azul.html
      Bjs
      Debby :)

      Eliminar
  12. Oi meninas,
    que aventuras as nossas hein.
    Luma, fui lá no blog do Glauber e achei a maior graça ele ter "fugido" do livro.
    Bia, nessas horas a gente não consegue pensar em tudo, ficamos com o cerebro bloqueado com a atrapalhação :)
    Valéria, se curiosidade matasse... Mas porque será que ninguém se acusa, comentando: fui eu que achei o livro?
    Teresinha, vira e mexe, também alforrio vários livros por ano. Não tenho espaço em casa para guardar todos.
    Debby, o mais breve possivel passarei no seu blog. Me aguarda. Obrigada.
    Beijinhos a todas.
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Quantas vezes pensamos em fazer isso, lá no meu serviço, fechar o elevador á pressa, mas lá não tenho coragem, quando vejo os utentes coitados querendo é uma companhia para subir ou descer :-) uma ideia muito gira essa de deixar um livro :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcina,
      isso também não tenho coragem. Quantas vezes no supermercado as pessoas de mais idade começam por pedir que eu leia um preço que não conseguem ler e depois percebo que é só para conversarem um pouco. É claro que lhes dou conversa. Mais que libertar livros precisamos libertar palavras, comunicar uns com os outros.
      Beijinhos.
      Rute

      Eliminar
  14. Rute!

    Começo agradecendo a visita tão agradável! Andei bisbilhotando por aquí e gostei tanto do que ví que vou linkar para novas visitas.
    O livro libertado por você é muito interessante e a escolha foi perfeita, já que, mesmo pessoas não habituadas à leitura, poderão se interessar pelo assunto. Afinal, a maioria se interessa pela alimentação saudável. Achei engraçada a sua aventura no elevador e fico imaginando o espanto do homem ao ver a porta se fechando diante do seu olhar "suplicante"... "como estão egoístas, as pessoas!" deve ter sido o primeiro pensamento dele. Mas imagino também a surpresa, caso ele mesmo tenha encontrado o livro!
    Sou apaixonado por Portugal, por onde tive o prazer de viajar bastante, desde Lisboa até o norte, voltando pela região trasmontana, até Évora e Setúbal antes de regressar à deliciosa Lisboa. Só não conheci a parte sul do país, infelizmente! Se fosse mais novo e se não tivesse todas as obrigações que me prendem a São Paulo, certamente me mudaria para Portugal, o país eleito pelo meu coração! O povo, gentil, hospitaleiro e alegre me encantou também. Quem sabe, algum dia, ainda volte a passear pela "minha" amada terrinha?

    Um abraço diretamente do Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zeca. Que agradável sua visita. Você é muito simpático. Quem me dera visitar o Brasil, você é mais sortudo que eu, pois conhece Portugal de norte a centro. Talvez um dia... ainda não perdi a esperança, apesar do Brasil estar a 10 horas de distância!
      Lhe abraço também, de Portugal.
      Rute

      Eliminar
  15. Rute!

    Aceitei seu convite e li as propostas feitas no 4º BookCrossing. Achei-as extremamente interessantes, até mesmo pelo fato de podermos trocar conhecimento e experiências. Pena que se torne difícil e, talvez, um pouco caro, fazer esse tipo de troca com Portugal, senão já lhe proporia alguma troca... rs. Aqui no Brasil, eu poderia tentar fazer o mesmo, mas atualmente ando tão sem tempo para manter o meu blog, que mal tenho leitores. Uma ou outra pessoa que passa por lá, e só. Mas fica a idéia e vale a sugestão: assim que puder, vou investir mais no blog e propor esse tipo de troca que é, além de tudo, extremamente simpático, promovendo maior integração entre os amigos virtuais.
    Vi também que lá se comentava bastante sobre o livro "Como comer"... poderia dar-me mais informações a respeito dele? Talvez algum texto seu que fale dele, ou o que for. Fiquei interessado e posso procurá-lo por aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zeca,
      vou arrumar um jeito do livro "Como comer..." chegar nas suas mãos. Tem um grupinho de meninas brasileiras querendo ler, por isso vou combinar com minha amiga Calu e pôr um livro desses viajando pelo Brasil. Me aguarde.
      Abraços.
      É um prazer dialogar com você Zeca. Continuarei visitando seu blog que já consta na lateral direita do meu PPP.

      Eliminar
  16. Olá Rute!
    Então não sou o único tímido! Rs. Fiquei aqui imaginando você, assustada, fechando a porta do elevador. Espero que este senhor tenha pegado o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Glauber.
      Por acaso não sou nada timida, nem medrosa, mas não sei como, cedi a instintos primários, rs*. No geral tenho bastante autodominio, porém aqui está a prova que ainda não é dominio perfeito sobre a instintividade.
      Grata por você ter vindo espreitar minha participação.
      Abraço além-mar.
      Rute

      Eliminar
  17. Rute, me diverti com sua narrativa ;) É por isso - também - que optei pelas bibliotecas, é mais tranquilo, ainda mais em comparação com a adrenalina que vem quando vamos libertá-los em espaço aberto.

    Tomara que quem encontre dê retorno ;)

    Grande beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Luciano, tomara que quem encontre dê retorno...
      Beijo pra vc tb.

      Eliminar
  18. Rute, vim retribuir seu comentário tão gentil no meu blog.

    Uma das coisas agradáveis na nossa participação é poder ler resenhas dos livros libertados e os relatos de como isso foi feito. O livro que você menciona, por exemplo, me interessa bastante, pois tenho reações alérgicas a diversos elementos, inclusive aos conservantes. Além disso, me fez rir muito ao contar sua "aventura" para libertar o livro.

    Quando quiser e o tempo permitir, faça outra visita ao meu blog, que será sempre bem-vinda. Ele esteve abandonado por muitos meses, mas a nossa querida Luma me motivou a postar novamente e, certamente, vou fazê-lo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Betty,
      concerteza farei sim, outra visita ao seu espaço. Apesar de estar blogando slow, pelo menos 1 vez por mês tento visitar.
      A Luma também está me motivando a regressar ao movimento virtual, pois já bloguei mais do que blogo atualmente. Acredito que todos nós vamos encontrar o equilibrio pessoal, entre blogar de menos e blogar de mais.
      Grata pelo retorno. Simpatizei com você.
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Rute,

    ví seu comentário lá na Luma e o convite que lhe fez para ler o texto publicado em abril do ano passado, onde fala sobre o impacto das crianças sobre o meio ambiente e faz uma análise perfeita sobre a trilogia "Toy Story", incluindo, nessa análise, um ponto para reflexão sobre a velhice. Não que esse ponto seja o único, já que, a cada parágrafo precisei parar para refletir um pouco. Mas a velhice me diz respeito diretamente por estar cuidando dos meus pais e eu também, a caminho dela... rs.
    A cada nova visita mais me identifico com seu blog. Tenha certeza de que estarei sempre por aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Pois é Luma, que bom que seu bookcrossing me proporcionou conhecer o Zeca!! Entre outras pessoas muito simpáticas que estão passando por aqui, vindas da sua Luz. Obrigada)
      Zeca,
      o segredo é valorizarmos e sermos valorizados em qualquer idade. Não podemos deixar que a sociedade dite as regras de valor. Esta semana cruzei com uma quote extraordinária de J.Krishnamurti:
      "Não é mérito de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente"
      Também gostei da sua última postagem. Grata por ter espreitado o link nos comentários do LuzDeLuma.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Rute!
      Eu também adoro a Luma, desde o início deste século... risos.
      E também fiquei felicíssimo em participar e em ter tido o prazer de conhecer pessoas como você, que sempre têm algo a acrescentar às nossas vidas.
      Abraço.

      Eliminar
  20. Que blog bonito tu tens, Rute!
    Vim retribuir a visita e fique encantada, pena não dispor de tempo para ficar aqui mais um pouco.
    Eu também me atrapalho com os botões dos elevadores, hehehe.
    Bjim, volte sempre lá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosamaria,
      grata eu pela sua retribuição luminosa. Beijinhos.

      Eliminar
  21. Olá Rute! Essa é uma iniciativa que me alegra muito: fazer os livros circularem. E esse que você libertou é de grande valia para a saúde do corpo e da alma. Porque não?! Meus parabéns pela sua participação. E muito obrigada pela visita. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata,
      concordo em absoluto com você. Pensar que corpo-alma são entidades separadas e que não se influenciam um ao outro, é errado. Está mais do que provado que a maioria das doenças são psicossomáticas, e também que nós somos aquilo que comemos, logo nós pensamos e nos comportamos como nos alimentamos. Não estou falando apenas de comida... nos alimentamos de tudo um pouco, de cultura, de amor, e também de energias menos positivas...
      Bom, mas este post e o bookcrossing, são alto astral, ainda que tenha revelado parte da minha natureza instintiva (rs*). Beijos!

      Eliminar
  22. Rute, comentei o texto que indicou e o comentário que fez no "Luz". Acho legal a gente trocar figurinhas e ser maleável para aceitar novas ideias - Apesar de que, não costumo te contradizer, não é mesmo? :) Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flôr, irei conferir os dois caminhos que você indicou, só não sei se consigo responder ainda hoje porque estou com raciocinio lento, pedindo para dormir. Beijus.

      Eliminar
  23. Olá Rute! :-D
    Já tenho o livro "Como comemos" lido.
    Adorei!
    Como faço agora para o enviar?

    Bijinhos
    Raquel (Topas & Tupilde)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      que bom teres aparecido por aqui. Mantém-se o mesmo email de contato?
      Falamos por email? Vou questionar se alguém está interessado em receber o livro aqui em Portugal. O que pretendo pôr a circular no Brasil, será o mesmo livro, mas adquirido lá.
      Beijinhos.

      Eliminar
  24. Oi Rute , retribuindo a visita e rindo um tanto aqui , desculpe! ahah...
    A gente se atrapalha mesmo, e é bem verdade isso que voce fala sobre nossos instintos , horrível ser pega no "crime" ...ahahah

    No meu foi divertido sim, e dessa vez me deu um prazer mais significativo por se tratar dos cães, uma de minhas maiores paixões na vida.
    No ano passado eu deixei um livro de vampiros no cinema...rs

    Beijo e vamos blogando! ;)

    Cintia ( tin ) Fumagalli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cintia, grata pela visita. É bom quando a gente junta o útil ao agradável, não é mesmo?
      Beijo e até mais.
      Rute

      Eliminar
  25. Sim, Rute. Podes escrever para rperdigao@addp.pt ou cea@addp.pt.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,
      já seguiu o mail com novo destino do livro "Como comemos...".
      Beijinhos.

      Eliminar
  26. Olá, Rute!

    Que bacana esse projeto! E que aventura a sua para libertar o livro, hein? kkk
    Eu não sou apegada a "quase" nada, mas, neste quase, inclui-se os livros. Nossa, não consigo me desapegar deles, e liberar um unzinho que seja, me dói muito.
    É diferente quando compro algum para presentear, mas, os meus... ai, ai, ai...
    Preciso me libertar disso, kkk
    Interessante esse curso que você faz, Geometria Sagrada...Primeira vez que ouço falar.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Socorro Melo,
      interessante esse seu paradoxo: "apegada a quase nada, mas, no quase, inclui-se os livros".
      Quanto ao curso de geometria sagrada, estou gostando bastante. Aprendendo o simbolismo oculto da geometria. Segundo falam, o Universo é geometrico e a matemática é a linguagem universal. Vamos ver se aprendo a falar esta linguagem nova :)
      Adoro comunicar!!!
      Grande abraço também para você.
      Rute

      Eliminar
  27. Que legal a iniciativa, gostei!
    Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar
  28. É sempre interessante esta campanha,a leitura doada,deixada compartilhada e que neste processo possa cada vez mais incentivar o ato de ler e viajar nos livros.
    Meu abraço.

    ResponderEliminar
  29. Este é um belo projeto que incentiva o ato de ler. Grato por sua vista tão amável ao meu blog.
    Élys.

    ResponderEliminar
  30. Olá, querida Rute, quantíssimo tempo! Como está?
    Espero que muito bem!

    Eu estou bem, vivendo em outro contexto e em outro idioma. Escrevendo tão pouco, mas permitindo-me viver outras experiências e conhecer outras dimensões de mim. Quebrei o silêncio um pouco pra falar disso em bom português lá no blog. Quando tiver tempo, dê uma passadinha lá, que acho que agora compartilhamos algo mais além da paixão pelas letras :)

    Que bonito esse projeto de dar asas aos livros. Um par extra, além de todas que ele já tem. Tomara que a pessoa que o encontrou saiba aproveitar sua sorte!

    Te mando um abraço enorme, e bons desejos pra esse ano que já vai se pondo.

    Milena

    ResponderEliminar
  31. Passei por aqui para lhe desejar Feliz Natal junto aos seus familiares.
    bjs, com carinho Norma

    ResponderEliminar
  32. Querida Rutinha, passando pra deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares. Um grande beijo, com carinho e obrigada por sua amizade e carinho que sempre foi presente em minha vida

    ResponderEliminar
  33. Amiga, vim desejar um Feliz Natal e que possamos ter um 2013 de muita alegria e convívio harmonioso.
    Beijos pra filhota e um especial pra você!

    ResponderEliminar
  34. Olá!

    Estou um pouco afastada do blog - e vi que vc tb - mas não poderia deixar de vir aqui e desejar um maravilhoso Natal à vc e à td sua família e um 2013 repleto de coisas boas, cheinho de sonhos e realizações.

    Obrigada pela companhia em 2012.

    Bjinhos e até o ano que vem!

    ResponderEliminar
  35. Rute, minha florzinha!!
    Vim te desejar um natal abençoado junto com seus amados!! Cheio de doçura, alegria e afetividade!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  36. Minhas queridas,
    grata pelo vosso incondicional carinho.
    Votos de Feliz Natal para todas. Em 2013 volto à atividade blogueira.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  37. Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de um Feliz Natal, e um Ano Novo cheio de vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António.
      Grata pela visita e simpatia. Já visitei seu blog e gostei bastante do que li por lá. Já sou sua seguidora.
      Continuação de festas felizes em familia.
      Rute

      Eliminar