30 janeiro 2012

QUEIJO DE MACADÂMIAS

ARTIGOS RELACIONADOS:
Queijo de Iogurte, Pimenta e Oregãos
Queijo Curry de Iogurte, Cominhos e Linhaça
Queijo Kefir de Cabra com Azeite e Alho
Queijinho de Tofú fresco

O queijo de macadâmias não é criação minha.
É reprodução da receita do Cantinho Vegetariano.
Na minha opinião, fica melhor se retirarem o açafrão.
De qualquer forma, creio que exagerei na dose de açafrão.
E dobrei a receita para render mais, utilizando assim toda a embalagem de macadâmias.

INGREDIENTES:
  • 1 xicara de macadâmias com sal;
  • 1 colher rasa (sopa) levedura de cerveja;
  • 1 colher (café) sal fino;
  • Pitada de açafrão;
  • 3 xicaras de água;
  • 1 colher (sopa) suco limão;
  • 2 colheres (sopa) óleo girassol;
  • 4 colheres (sobremesa) agar-agar;
  • Oregãos em folha.
CONFECÇÃO:Num liquidificador potente, reduza as macadâmias a pó junto com o levedo, sal e açafrão. Reserve.Agora os liquidos. Se usar bimby, introduza a água, o suco de limão, óleo e agar-agar. Programe 15 minutos, velocidade 4. Quando faltar 5 minutos para terminar, junte o preparado anterior.Se NÃO tiver bimby. Leve os liquidos com a agar-agar ao bico do fogão numa panela, deixe ferver durante 8 a 10 minutos, liquidifique com a liquidificadora de mão. Depois junte o preparado anterior. Mexa até diluir todos os grumos.Leve ao frio, em forma untada de óleo, pelo menos durante 3 horas, depois de arrefecer.Ao desenformar, pode servir com folhas secas de oregãos.
Fica excelente em tostinhas integrais, povilhado de pimenta.

24 janeiro 2012

LEITE CONDENSADO DE SOJA E MENTOL

ARTIGOS RELACIONADOS:
Leite Condensado Simples de Soja
Leite Condensado de Aveia e Café
Leite Condensado de Framboesa
Leite Condensado de Cacau

A diversidade nunca é demais.
Livrai-nos Deus da monotonia!
A mesma base serve para um sem número de variações.
Mudando hábitos, proporcionamo-nos novas experiências, ampliamos conhecimento.
Pequenos gestos, grandes transformações. Tudo, apenas à distância de um novo sabor.

INGREDIENTES:
  • 1 xicara (bem cheia) de leite em pó (soja ou aveia);
  • 1/2 xicara de água a ferver;
  • 2 colher (sopa) manteiga vegetal;
  • 3/4 xicara de xarope de menta.
CONFECÇÃO:

Ferva a água, encha a xicara até meio, coloque a colher de manteiga a derreter dentro da água.
Num liquidificador deite o leite em pó, o xarope de menta e a água com a manteiga derretida.
Triture tudo em velocidade forte durante 5 minutos (na bimby, velocidade 5).
Guarde no frigorifico pelo menos 4 horas antes de usar.
É delicioso no pão, mas pode ser utilizado como ingrediente de uma sobremesa.

16 janeiro 2012

CHÁ DE FOLHA DE OLIVEIRA

o00(não, não é possivel que uma árvore tão grande, centenária e autosuficiente, tenha apenas utilidade para azeitona/azeite e lenha!)

Pensava eu, assim, da Oliveira...
E como tenho 7 Oliveiras lá no terreno da aldeia, a questão repetia-se 7 vezes no meu cérebro, sempre que ia apanhar a azeitona em Novembro/Dezembro de cada ano.

Da mesma forma que o hábito faz o monge... aqui em casa, a curiosidade faz as descobertas! Foi deste modo que me aventurei no chá de folha de oliveira. Para tal basta separar as folhas dos tronquinhos. Limpá-las, uma a uma, com um pano molhado. Desidratá-las ao sol, num tabuleiro de rede, durante vários dias, até que as folhas fiquem todas enroladinhas, parecendo cigarrilhas.

Para o chá, ferver 1 litro de água. Quando estiver fervendo bem, deitar 10 folhas (secas) de oliveira. Não mais (cuidado)! Apagar o fogo e deixar em infusão 10 minutos. Coar e beber ao logo do dia. Não utilizar cafeteira de aluminio.

Os beneficios atribuidos a este chá, vão desde baixar colesterol ruim, a baixar tensão arterial e baixar peso. Dizem que se perde 6 kilos em 1 mês, se beber o chá todos os dias. Ah e também, dá boas noites de sono.

Outro chá que faz perder peso é o famoso chá verde, porém, esse contém cafeina (não indicado a hipertensos). No caso do chá de folha de oliveira, dizem que faz perder peso numa zona localizada: a zona do abdomen (barriguinha).

Já comecei a beber o chá. Optei por misturar as folhas de oliveira no chá habitual de ervas aromáticas. O sabor não alterou (que eu desse por isso). O meu medo era que a pressão sanguinea baixasse muito, pois tenho pressão média-baixa. Mas como bebi café ao almoço, acho que um ajudou o outro. E não tenho problemas de colesterol ruim. Mas agradecia perder uns kilinhos...
Vemos ver no que dá!

Tenho de maximizar o produto interno bruto!!! Ainda vou descobrir que mais fazer com os subprodutos da oliveira.

07 janeiro 2012

PAPEL POR ALIMENTO NA TEIA AMBIENTAL

Foi lançada esta semana em Portugal, uma nova campanha de solidariedade que merece destaque aqui no PPP. Aproveitando a Teia Ambiental, mostro-vos como podemos transformar papel em alimento.

A organização Banco Alimentar Contra a Fome em parceria com a Quima, empresa de reciclagem, apela à solidariedade dos portugueses para que evitem que a crise económica deixe muitos de barriga vazia. Mais do que nunca, é nestas alturas extremas que a união faz a força. Juntos conseguiremos ultrapassar tudo!

No nosso dia-a-dia, a grande maioria da população, já tem o hábito de separar o lixo e depositá-lo no Papelão, Embalão, Vidrão, Pilhão, Oleão, Electrão etc. Mas há também os que não o fazem, porque afirmam que estão a dar dinheiro a ganhar às câmaras e empresas de reciclagem que usufruem da matéria-prima a custo zero.

Pois então, agora já ninguém tem desculpa!!
A campanha "Papel por Alimento" dá-lhe oportunidade de decisão. Decida para onde vai o papel do seu escritório, da sua sala-de-estar, jornais, revistas, folhetos de publicidade, folhas de impressora, envelopes de correspondência. Tudo isto pode dar de comer a muita gente.

Informo que o Banco Alimentar não recebe cartão ou embalagens treta-pak.
Assim, continue depositando o cartão no Papelão e o treta-pak no Embalão, enquanto que as revistas, jornais, publicidade e papel de escritório, reencaminha para um dos armazéns do BANCO ALIMENTAR.
Em Lisboa:
Armazém 1 - Avenida de Ceuta - Estação Comboios Alcântara Terra
1300-125 LISBOA
balisboa@bancoalimentar.pt
Porto:
Rua Silva Aroso, 1310 - lote 10, 4455-594 PERAFITA MTS
ba.porto@bancoalimentar.pt
Algarve:
Urb. St.º António do Alto, Bloco 72 Cave 8005-101 FARO
ba.algarve@bancoalimentar.pt

O Banco Alimentar tem atualmente em atividade, 19 bancos espalhados pelo pais, pelo que faça uma busca no google escrevendo no campo de pesquisa "banco alimentar + (zona)" descobrindo assim onde pode entregar o papel que conseguir acumular.

ALIMENTE ESTA IDEIA (oiça o fado)(assim como a historia do Banco Alimentar)

CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MELHOR, estará contribuindo para uma vida melhor também para si e para os seus familiares. Um mundo onde reina a igualdade, é um mundo em equilibrio.

Amigos da Teia, apesar de ter afirmado em DEZ.11 que aquele seria meu último post, repensei e aqui estou postando sem compromisso futuro. Porém, não farei lista de participações. Preciso me libertar dessa obrigação. Grata pela compreensão.
Para quem quiser participar, mais informações neste artigo aqui.

01 janeiro 2012

TÁBUA VEGANA DE "CARNES" FRIAS

Próspero Ano Novo, minha gente!!
Espero que as saídas 2011/entradas 2012, tenham sido prazerosas.

Assim iniciamos este ano 5 aqui no PPP e o 5 promete muitas novidades, mudança de paradigmas, liberdade de ação, questionamento, uma nova realidade na forma como entendemos a vida até ao momento.

Positiva conforme sou, aguardo com entusiasmo o que o Universo me reserva, ainda que por vezes os desafios sejam dificeis de ultrapassar, "eles" existem para me ajudar a crescer e melhorar. Diz o ditado popular, «o que não nos mata, torna-nos mais fortes».

Portanto, encarem com positividade as agrúras da vida, agradeçam a oportunidade de evoluir. Não temam a crise economica e social, reflitam sobre ela, sobre as vossas vidas e procurem um caminho equilibrado, respeitando a dinamica do planeta e sendo solidários com os que mais precisam.

Deixo-vos a mortadela vegana que fez sensação nas minhas festas de Natal e Reveillon. Inspirada no site HAZTEVEGETARIANO.COM.

INGREDIENTES:
  • 200 gr de Cajús ao natural (usei biológicos);
  • 2 colheres (chá) Cebola em pó;
  • 35 gr Levedura de Cerveja em pó;
  • 1 colher (chá) Sal fino;
  • 2 colheres (chá) Pasta de Mostarda Caseira;
  • Pitada de pimenta preta em pó;
  • 600 ml de água mineral (usei purificada);
  • Sumo de 1 limão pequeno;
  • 1/3 copo do liquido de um frasco de azeitonas;
  • 3 colheres (sopa) Ketchup;
  • 1 colher (sopa) Molho de Soja;
  • 3 colheres (sobremesa) Agar-agar em flocos;
  • 1 colher (sobremesa) Farinha Maizena;
  • Azeitonas verdes sem caroço q.b.;
  • Óleo para untar as formas.
CONFECÇÃO:
Num liquidificador triture os secos até virarem pó fino (cajús, cebola, levedura, sal, mostarda, pimenta). Reserve.

Se tiver bimby, programe os líquidos (água, liquido azeitonas, limão, ketchup, molho soja), 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. Assim que começar a aquecer, junte a agar-agar e a maizena pelo bucal. E quando faltarem 5 minutos para terminar programação, deite os secos que reservou e aumente velocidade para 3.

Senão tiver bimby, triture os liquidos com a agar-agar e a maizena e leve ao bico do fogão, mexendo sempre para não ganhar grumos. Juntando os secos na parte final.

Unte formas cilindricas com óleo (utilizei um copo medidor e o sushizi). Deite o preparado, introduzindo algumas azeitonas pelo meio. Guarde no frigorifico pelo menos 4 horas antes de desenformar e fatiar.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Fiambres de Okara de Soja e Seitan
Deli-slices BioSmile - Mortandela Vegetariana